FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RESGATE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA (2017-2023)

INITIAL TEACHER TRAINING: REVIEW OF BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTION (2017-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3304

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Prática Pedagógica, Didática

Resumo

Este texto tem como objeto de estudo a formação inicial de professores e a práticas pedagógicas. O objetivo é analisar a produção acadêmica referente a formação docente e as práticas pedagógicas, do período compreendido entre 2017 e 2023, com foco na formação inicial de professores. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma revisão de literatura sistematizada. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Scholar, site da Universidade do Planalto Catarinense, Periódicos CAPES. Ao final do processo, foram selecionados 21 trabalhos. O levantamento de textos foi realizado a partir dos seguintes descritores: formação de professores, prática pedagógica, didática. Os principais resultados obtidos são: os estados do sul do Brasil (Santa Catarina e Paraná) e os anos de 2021 e 2023 concentram o maior número de publicações; os autores mais citados foram António Nóvoa e Selma Garrido Pimenta e a palavra-chave que mais se repetiu foi formação de professores. Em decorrência das análises qualitativas dos textos pode-se observar que a formação docente tem sido um processo contínuo e reflexivo, cujo resultado é a capacitação de professores para que possam enfrentar os desafios da atualidade em sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Prática Pedagógica; Didática.

 

ABSTRACT

This research aims to study initial teacher training and pedagogical practices. The objective of the investigation is to analyze academic production regarding teacher training and pedagogical practices, from the period between 2017 and 2023, with a focus on initial teacher training. As methodological procedures, a systematic literature review was carried out. The databases Scielo, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Google Scholar, website of the University of Planalto Catarinense, Periódicos CAPES were used. At the end of the process, 21 works were selected. The text survey was carried out using the following descriptors: teacher training, pedagogical practice, didactics. The main results obtained are: the southern states of Brazil (Santa Catarina and Paraná) and the years 2021 and 2023 concentrate the largest number of publications; the most cited authors were António Nóvoa and Selma Garrido Pimenta and the keyword that was most repeated was teacher training. As a result of qualitative analyzes it can be observed that teacher training has been a continuous and reflective process, the result of which is the training of teachers so that they can face nowadays challenges in their pedagogical practice.

Keywords: Initial teacher training; Pedagogical Practice; Didactics.

Biografia do Autor

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutorado. Universidade do Planalto Catarinense.

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Especialização em Educação Infantil, Anos iniciais e Finais , pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, especialização em Coordenação Pedagógica , pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é Consultor Educacional - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, professora Tutora da Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC.

Cinthia Lopes Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Bacharelado (1997) e Licenciatura (2002) em Educação Física; Mestrado em Educação Física (2003) e Doutorado em Educação Física (2008). Todos esses graus foram obtidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2007). Em 2018 realizou pós-doutorado na área de Comunicação  na Universitat Pompeu Fabra/Barcelona-Espanha. Foi professora pesquisadora na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação. É professora efetiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde março de 2023, onde atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Integra o corpo de diretores do Conselho Internacional de Exercício e Ciências do Esporte dos países Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICSCESS) e da rede internacional de acadêmicos e universitários - Eurosci Network.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Kanan, L. A., Beppler, R. C. R., & Silva, C. L. (2023). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RESGATE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA (2017-2023): INITIAL TEACHER TRAINING: REVIEW OF BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTION (2017-2023). Professare, 12(1), e3304. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3304

Edição

Seção

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