FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RESGATE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA (2017-2023)
INITIAL TEACHER TRAINING: REVIEW OF BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTION (2017-2023)
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3304Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Prática Pedagógica, DidáticaResumo
Este texto tem como objeto de estudo a formação inicial de professores e a práticas pedagógicas. O objetivo é analisar a produção acadêmica referente a formação docente e as práticas pedagógicas, do período compreendido entre 2017 e 2023, com foco na formação inicial de professores. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma revisão de literatura sistematizada. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Scholar, site da Universidade do Planalto Catarinense, Periódicos CAPES. Ao final do processo, foram selecionados 21 trabalhos. O levantamento de textos foi realizado a partir dos seguintes descritores: formação de professores, prática pedagógica, didática. Os principais resultados obtidos são: os estados do sul do Brasil (Santa Catarina e Paraná) e os anos de 2021 e 2023 concentram o maior número de publicações; os autores mais citados foram António Nóvoa e Selma Garrido Pimenta e a palavra-chave que mais se repetiu foi formação de professores. Em decorrência das análises qualitativas dos textos pode-se observar que a formação docente tem sido um processo contínuo e reflexivo, cujo resultado é a capacitação de professores para que possam enfrentar os desafios da atualidade em sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; Prática Pedagógica; Didática.
ABSTRACT
This research aims to study initial teacher training and pedagogical practices. The objective of the investigation is to analyze academic production regarding teacher training and pedagogical practices, from the period between 2017 and 2023, with a focus on initial teacher training. As methodological procedures, a systematic literature review was carried out. The databases Scielo, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Google Scholar, website of the University of Planalto Catarinense, Periódicos CAPES were used. At the end of the process, 21 works were selected. The text survey was carried out using the following descriptors: teacher training, pedagogical practice, didactics. The main results obtained are: the southern states of Brazil (Santa Catarina and Paraná) and the years 2021 and 2023 concentrate the largest number of publications; the most cited authors were António Nóvoa and Selma Garrido Pimenta and the keyword that was most repeated was teacher training. As a result of qualitative analyzes it can be observed that teacher training has been a continuous and reflective process, the result of which is the training of teachers so that they can face nowadays challenges in their pedagogical practice.
Keywords: Initial teacher training; Pedagogical Practice; Didactics.
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