AS AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: O DESVELAR DO MITO MIDIÁTICO

TECHNOLOGIES IN THE SCHOOL ENVIRONMENT AS AN INSTRUMENT FOR DIGITAL AND SOCIAL INCLUSION: THE UNVEILING OF THE MEDIA MYTH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3083

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia Digital, Escola

Resumo

A presente pesquisa é resultado de um estudo exploratório, a partir de uma discussão teórica sobre a inclusão digital na contemporaneidade. Para isso, levou-se em consideração os aspectos teórico e prático-político da inclusão digital. O intuito foi compreender a possível relação entre a inserção da tecnologia no ambiente escolar e a inclusão digital e suas implicações para a inclusão social. A análise evidencia que diante da não neutralidade da tecnologia e do contexto de vivermos na sociedade do capital, a inserção no ambiente escolar por si só não é suficiente para implementar a inclusão digital e, principalmente, impactar por si a inclusão social. O fato é que há um paradoxo entre os reais interesses de implementação das tecnologias nas escolas, as políticas de inclusão digital e a redução das desigualdades sociais.

Palavras-chave: Técnica. Tecnologia. Inclusão. Excludente. Educação.

 

ABSTRACT

This research is the result of an exploratory study, based on a theoretical discussion about digital inclusion in contemporary times. For this, the theoretical and practical-political aspects of digital inclusion were taken into account. The aim was to understand the possible relationship between the insertion of technology in the school environment and digital inclusion and its implications for social inclusion. The analysis shows that given the non-neutrality of technology and the context of living in a capital society, insertion in the school environment alone is not enough to implement digital inclusion and, above all, to impact social inclusion. The fact is that there is a paradox between the real interests of implementing technologies in schools, digital inclusion policies and the reduction of social inequalities.

Biografia do Autor

Cícero Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de matemática da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUC-Go) e professor formador da Gerência de Formação dos Profissionais da SME de Goiânia (GERFOR). Membro dos grupos de Pesquisa em Educação Matemática: GEMAT e GEPAPE.

Renato Cândido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG).   Conselheiro Universitário na UFG, Coordenador de Popularização da Ciência na UFG e Diretor da Associação Brasileira de Química. 

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFG), ambos da UFG. Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação).

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Rodrigues Barbosa, C., Cândido da Silva, R., & Lima Figueiredo Echalar, A. D. (2023). AS AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: O DESVELAR DO MITO MIDIÁTICO: TECHNOLOGIES IN THE SCHOOL ENVIRONMENT AS AN INSTRUMENT FOR DIGITAL AND SOCIAL INCLUSION: THE UNVEILING OF THE MEDIA MYTH. Professare, 12(1), e3083-e3083. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3083

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO INCLUSIVA - estudos, possibilidades e práticas pedagógicas

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