AS AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: O DESVELAR DO MITO MIDIÁTICO
TECHNOLOGIES IN THE SCHOOL ENVIRONMENT AS AN INSTRUMENT FOR DIGITAL AND SOCIAL INCLUSION: THE UNVEILING OF THE MEDIA MYTH
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3083Palavras-chave:
Educação, Tecnologia Digital, EscolaResumo
A presente pesquisa é resultado de um estudo exploratório, a partir de uma discussão teórica sobre a inclusão digital na contemporaneidade. Para isso, levou-se em consideração os aspectos teórico e prático-político da inclusão digital. O intuito foi compreender a possível relação entre a inserção da tecnologia no ambiente escolar e a inclusão digital e suas implicações para a inclusão social. A análise evidencia que diante da não neutralidade da tecnologia e do contexto de vivermos na sociedade do capital, a inserção no ambiente escolar por si só não é suficiente para implementar a inclusão digital e, principalmente, impactar por si a inclusão social. O fato é que há um paradoxo entre os reais interesses de implementação das tecnologias nas escolas, as políticas de inclusão digital e a redução das desigualdades sociais.
Palavras-chave: Técnica. Tecnologia. Inclusão. Excludente. Educação.
ABSTRACT
This research is the result of an exploratory study, based on a theoretical discussion about digital inclusion in contemporary times. For this, the theoretical and practical-political aspects of digital inclusion were taken into account. The aim was to understand the possible relationship between the insertion of technology in the school environment and digital inclusion and its implications for social inclusion. The analysis shows that given the non-neutrality of technology and the context of living in a capital society, insertion in the school environment alone is not enough to implement digital inclusion and, above all, to impact social inclusion. The fact is that there is a paradox between the real interests of implementing technologies in schools, digital inclusion policies and the reduction of social inequalities.
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