PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA? REFLEXÕES SOBRE O CAPITALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES AO CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i3.1830Resumen
Este artigo objetiva realizar uma análise reflexiva acerca do modo de produção capitalista e como a organização curricular e as práticas educacionais vivenciadas nas escolas estão intimamente relacionadas com essa lógica. Considerando a importância de organizar uma proposta curricular que propicie a emancipação de sujeitos críticos e autônomos, diferente das concepções impostas pelo sistema capitalista. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e exploratório. Para tal, utilizou-se de teóricos como Mészáros e Karl Marx, que dialogam sobre o capitalismo e suas consequências para a sociedade nas últimas décadas, apresentando uma contribuição singular sobre o papel da educação na construção de um outro mundo possível, já que o grande desafio que se impõe é o de se constituir uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias, capazes de romper com a lógica alienante do capital.
Palavras-chave: Capitalismo. Contemporaneidade. Currículo escolar.
ABSTRACT
This article aims to carry out a reflexive analysis about the capitalist mode of production and how the curricular organization and the educational practices lived in the schools are closely related to this logic. Considering the importance of organizing a curricular proposal that favors the emancipation of critical and autonomous subjects, different from the conceptions imposed by the capitalist system. To achieve this goal a qualitative bibliographic research was carried out. For that, we used theorists such as Mészáros and Karl Marx who talk about capitalism and its consequences for society in the last decades, presenting us with a singular contribution on the role of education in the construction of another possible world, since the The great challenge that must be faced is to create an education that will bring about the necessary political, economic, cultural and social transformations that are capable of breaking with the alienating logic of capital.
Keywords: Capitalism. Contemporaneity. School curriculum.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).