O O uso de novas tecnologias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem em sala de aula e no processo de formação de professores de física

The use of new technologies as tools to facilitate learning in the classroom and in the process of training physics teachers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3133

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Formação de professores, Física

Resumo

O presente trabalho apresenta o uso de novas tecnologias que possibilitam uma facilidade de aquisição do conhecimento em sala de aula, mais especificamente voltado para uma formação de professores de Física. O trabalho mostra a importância do uso de tecnologias para a formação de professores, visto que a internet, bem como as tecnologias modernas trazem novos desafios pedagógicos, torna-se cada vez mais necessário que os professores às aprendam e as integrem de forma aberta, equilibrada e inovadora. Diante da realidade vivenciada atualmente, onde existe uma tecnologia presente em praticamente tudo, é possível explorar as formas de atendimento para os desafios encontrados durante a formação de professores. Espera-se que com o uso das tecnologias no ensino da Física, aliada a um bom planejamento, o professor possibilite aos alunos um melhor entendimento dos conteúdos por parte do aluno, através do uso de instrumentos tecnológicos, tais como: Simuladores, Lousa Digital, Cmap Tool, ambientes virtuais, gamificação, entre outros, cujo principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos alunos, fazendo adequação dos instrumentos a fim de usá-los em favor do ensino futuramente, quando atuarem como professores.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Formação de professores. Física.

 

ABSTRACT

The present work presents the use of new technologies that facilitate the acquisition of knowledge in the classroom, more specifically aimed at training Physics teachers. The work shows the importance of using technologies for teacher training, since the internet, as well as modern technologies bring new pedagogical challenges, it becomes increasingly necessary for teachers to learn and integrate them in an open, balanced way and innovative. Faced with the reality currently experienced, where technology is present in practically everything, it is possible to explore ways of meeting the challenges encountered during teacher training. It is expected that with the use of technologies in the teaching of Physics, combined with good planning, the teacher will enable the students to better understand the contents by the student, through the use of instruments, such as: Simulators, Digital Blackboard, Cmap Tool, virtual environments, gamification, among others, whose main objective is to increase engagement and arouse students' curiosity, adapting the instruments in order to use them in favor of teaching in the future, when they act as teachers.

Keywords: New technologies. Teacher training. Physical.

 

Biografia do Autor

Sirlei Stallbaum Klein, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2022), pesquisadora na linha de pesquisa de Educação, Políticas Públicas e Cidadania (EPPC). Graduada em FÍSICA pelo Instituto Federal Catarinense. Graduada em PEDAGOGIA. Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Pós Graduada em Docência no Ensino Superior. Pós Graduada em Metodologia do Ensino de Física e Química. Pós Graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais. Pós Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Luana da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Educadora, Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Ciência do Solo (UDESC) Especialista em Educação Profissional, inspirada pela educação.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Stallbaum Klein, S., & Silva, L. da. (2023). O O uso de novas tecnologias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem em sala de aula e no processo de formação de professores de física: The use of new technologies as tools to facilitate learning in the classroom and in the process of training physics teachers. Professare, 12(3), e3133. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3133

Edição

Seção

ARTIGOS