UM UM ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2011-2020)

A STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE MAN TEACHER IN CHILD EDUCATION (2011-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v9i2.2979

Palavras-chave:

Educação Infantil, Professor Homem, Estado do Conhecimento

Resumo

O estudo apresenta um estado do conhecimento acerca da figura do professor homem na Educação Infantil (EI) mediatizado por uma busca no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD), no que tange as pesquisas realizadas no Brasil, dentro do campo da Educação, no período de 2011 a 2020, com intuito de realizar leitura e análise reflexiva. A partir dos descritores “professor homem na educação infantil” emergiu 146 (cento e quarenta e seis) pesquisas científicas, sendo 116 (cento e dezesseis) dissertações e 30 (trinta) teses, após análise restringiu-se o universo para 16 (dezesseis) dissertações. A partir dos resultados evidencia-se que o campo está em expansão, mas ainda é restrito e que a presença do professor homem na Educação Infantil é permeada de conflitos, tensões, olhares de desconfianças e desafios.

Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Professor Homem. Educação Infantil.

 

ABSTRACT

The study presents a state of knowledge about the figure of the male teacher in Early Childhood Education (EI) mediated by a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDBTD) database, regarding research carried out in Brazil, within the field of Education, from 2011 to 2020, in order to carry out reflective reading and analysis. From the descriptors "male teacher in early childhood education" emerged 146 (one hundred and forty-six) scientific researches, being 116 (one hundred and sixteen) dissertations and 30 (thirty) theses, after analysis, the universe was restricted to 16 (sixteen) dissertations. From the results, it is evident that the field is expanding, but it is still restricted and that the presence of the male teacher in Early Childhood Education is permeated by conflicts, tensions, looks of distrust and challenges.

Keywords: State of Knowledge. Male Teacher. Child education.

Biografia do Autor

Lucas Souza Araujo, UNESPAR/Paranavaí

Graduando do Curso de Pedagogia daUniversidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí.

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR).

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Souza Araujo, L., & Tavares Ujiie, N. (2020). UM UM ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2011-2020): A STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE MAN TEACHER IN CHILD EDUCATION (2011-2020). Professare, 9(2), e2979-e2979. https://doi.org/10.33362/professare.v9i2.2979

Edição

Seção

ARTIGOS