PRÁTICA DE ENSINO LITERATURA INFANTIL E ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS CONTRIBUTIVOS EDUCATIVOS E FORMATIVOS

TEACHING PRACTICE CHILDREN'S LITERATURE AND SCIENCE TEACHING: ANALYSIS AND EVALUATION OF EDUCATIONAL AND TRAINING CONTRIBUTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3049

Palavras-chave:

Pedagogia, Formação Inicial de Professores, Ensino de Ciências, Prática de Ensino, Literatura Infantil

Resumo

Este estudo está alinhado à formação inicial de professores em Pedagogia a partir de uma prática de ensino desenvolvida nas turmas do 1° ano do curso em 2020 e 2021, vinculada à disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Meio Ambiente e ao Projeto Interdisciplinar de Literatura Infantil e Ensino de Ciências. Tem por objetivo avaliar a contribuição dessa prática de ensino aos acadêmicos e examinar a concepção construída entre teoria e prática visando à formação de professores. A metodologia utilizada configura-se numa pesquisa-ação colaborativa com respaldo na formação de professores em contexto (UJIIE, 2019).  Os resultados obtidos fomentaram a criação de um banco de obras literárias e a construção de sequências didáticas, e a partir disso concluímos que as habilidades construídas pela prática de ensino tiveram resultado positivo na vida dos acadêmicos de maneira a propor uma fonte inovadora para a ação docente. 

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Pedagogia. Ensino de Ciências. Literatura Infantil.

 

ABSTRACT

This study is aligned with the pre-service primary teacher education from a teaching practice developed in the 1st year classes of the course in 2020 and 2021, linked to the discipline of Science and Environment Teaching Methodology and the Interdisciplinary Project of Children Literature and Science Teaching. It aims to evaluate the contribution of this teaching practice to the students, and to examine the concept built between theory and practice aiming at teacher training. The methodology used is a collaborative action-research supported by the teacher education in context (UJIIE, 2019). Thus, the results obtained fostered the creation of a bank of literary works and the construction of didactic sequences, from which we concluded that the skills built by the teaching practice had a positive result in the lives of students in order to propose an innovative source for teaching action.

Keywords: Pre-service Teacher Education. Pedagogy. Science teaching. Literature.

Biografia do Autor

Andressa Bono Vicente, UNESPAR/Paranavaí

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Bolsista de Inciação Científica da Fundação Araucária (FA). Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e Líder do Grupos Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO), ambos vinculados ao CNPq.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília-DF: MEC/SEF, v. 4, 1997.

BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília-DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, v.3, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC/SEB, 2018.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação. São Paulo: Paulus, 2002.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. In: Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. 2001, p. 1-17.

TONELLO, Denise. Portfólio: pra que te quero? São Carolos-SP: Pedro & João Editores, 2022.

UJIIE, Nájela Tavares; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Prática pedagógica interdisciplinar: articulação enfoque CTS e a literatura infantil. In: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Práxis educativa e infância: intersecções para a formação integral da criança. Curitiba-PR: CRV, 2017, p. 145-158.

UJIIE, Nájela Tavares. Abordagem CTS e Formação de Professores em Contexto: asserção, ação interdisciplinar e educação da infância. Curitiba-PR: CRV, 2019.

UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. 207 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Bono Vicente, A., & Tavares Ujiie, N. (2023). PRÁTICA DE ENSINO LITERATURA INFANTIL E ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS CONTRIBUTIVOS EDUCATIVOS E FORMATIVOS: TEACHING PRACTICE CHILDREN’S LITERATURE AND SCIENCE TEACHING: ANALYSIS AND EVALUATION OF EDUCATIONAL AND TRAINING CONTRIBUTIONS. Professare, 12(2), e3049-e3049. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3049

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)