INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA

INSTITUTE OF EDUCATION AND TEACHING TRAINING: HISTORICAL RECONSTITUTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3095

Palavras-chave:

Educação, Reconstituição Histórica, Instituto de Educação, Formação docente

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos históricos relacionados ao Instituto de Educação e a formação à docência. Objetivou-se reconstituir aspectos históricos relacionados aos professores do Instituto de Educação (IE) “Fernando Costa” vigente entre os períodos de 1953 a 1975, localizado no Brasil, na cidade de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfica e documental, realizada a partir dos procedimentos de localização, identificação, reunião e seleção de fontes como inventários, atas, livro de compromisso dos professores e livros ponto. Sendo acrescentados textos localizados nos números dos jornais Prudentinos. A partir da pesquisa constatou-se que na década de 1950, o corpo docente da instituição mencionada, era composto de professores contratados, substitutos e professores efetivos, considerados influentes na sociedade pois além do trabalho de ensinar, envolviam-se em ações que possibilitavam visibilidade à instituição e ao trabalho que realizavam. Os dados obtidos demonstraram que as vivências dos docentes no referido IE possibilitaram compreender que além de ensinar, os docentes realizavam ações que pudessem dar visibilidade ao trabalho que realizavam na instituição que eram vinculados.

Palavras-chave: Educação. Reconstituição Histórica. Instituto de Educação. Formação docente.

 

ABSTRACT

This article presents historical aspects related to the Institute of Education and teaching training. The objective was to reconstitute historical aspects related to the teachers of the Institute of Education (IE) “Fernando Costa” in force between the periods of 1953 to 1975, located in Brazil, in the city of Presidente Prudente, in the interior of the state of São Paulo. The research methodology is bibliographical and documental, based on procedures for locating, identifying, gathering and selecting sources such as inventories, minutes, teachers' commitment books and point books. Texts located in the numbers of the Prudentinos newspapers were added. From the research it was found that in the 1950s, the teaching staff of the mentioned institution was composed of hired teachers, substitutes and effective teachers, considered influential in society because, in addition to the work of teaching, they were involved in actions that enabled visibility to the institution and the work they performed. The data obtained showed that the experiences of the professors in that IE made it possible to understand that, in addition to teaching, the professors carried out actions that could give visibility to the work they performed in the institution they were linked to.

Keywords: Education. Historical Reconstruction. Institute of Education. Teacher training. 

Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília/SP e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus do Pantanal.

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUCPR. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR. Especialização em Educação Especial e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Graduação em Pedagogia. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Conceição, A. de N., & Blaszko, C. E. (2023). INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA: INSTITUTE OF EDUCATION AND TEACHING TRAINING: HISTORICAL RECONSTITUTION. Professare, 12(1), e3095-e3095. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3095

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

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