JOGAR E BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM LúDICA

Autores

  • Fernanda dos Santos Formentin Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.578

Resumo

O presente estudo investiga o universo relacionado a jogar e brincar
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objeto de estudo são duas
escolas da rede municipal de ensino, da cidade de Rio Grande, tendo
como amostra de dados quatro turmas, duas de cada escola. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas e observações registradas em
Caderno de Campo, representados neste estudo sob a forma de casos.
A escolha de tal temática se justifica por despertar o desejo de pesquisa
e aprendizado, pois se faz necessário sua existência na sala de aula,
onde é possível proporcionar aos educandos momentos de prazer e
aprendizagem de forma lúdica/livre e, também, lúdica/pedagógica.
Assim, o objetivo deste estudo é verificar se o fazer lúdico e o fazer
pedagógico, tão presentes em sala de aula, são diferenciados ou se
completam, levando em consideração que ambos possuem objetivos
diferenciados. Tendo como pressuposto uma educação significativa,
considera o jogo, o brinquedo e a brincadeira, elementos necessários ao
desenvolver dos educandos.
Palavras-chave: Educação. Brincar. Ensino fundamental. Lúdico.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Formentin, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Educação - Anos Iniciais

Publicado

2015-09-09

Como Citar

Formentin, F. dos S. (2015). JOGAR E BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM LúDICA. Professare, 4(1), 131–150. https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.578

Edição

Seção

ARTIGOS