JOGAR E BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM LúDICA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.578Resumen
O presente estudo investiga o universo relacionado a jogar e brincarnos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objeto de estudo são duas
escolas da rede municipal de ensino, da cidade de Rio Grande, tendo
como amostra de dados quatro turmas, duas de cada escola. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas e observações registradas em
Caderno de Campo, representados neste estudo sob a forma de casos.
A escolha de tal temática se justifica por despertar o desejo de pesquisa
e aprendizado, pois se faz necessário sua existência na sala de aula,
onde é possível proporcionar aos educandos momentos de prazer e
aprendizagem de forma lúdica/livre e, também, lúdica/pedagógica.
Assim, o objetivo deste estudo é verificar se o fazer lúdico e o fazer
pedagógico, tão presentes em sala de aula, são diferenciados ou se
completam, levando em consideração que ambos possuem objetivos
diferenciados. Tendo como pressuposto uma educação significativa,
considera o jogo, o brinquedo e a brincadeira, elementos necessários ao
desenvolver dos educandos.
Palavras-chave: Educação. Brincar. Ensino fundamental. Lúdico.
Descargas
Publicado
2015-09-09
Cómo citar
Formentin, F. dos S. (2015). JOGAR E BRINCAR NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM LúDICA. Professare, 4(1), 131–150. https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.578
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).