INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E REFLEXIVA

Authors

  • Ariely Souza Borges Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde, GO
  • Jaqueline Silva Rocha Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde, GO
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Parintins, AM http://orcid.org/0000-0003-4280-8502

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1308

Abstract

Historicamente, os surdos sofreram pela falta de uma comunicação efetiva dentro da sociedade, de maioria ouvinte e usuária da língua oral-auditiva. Tal situação social impõe que a inclusão de pessoas surdas seja um dos grandes desafios para a sociedade e também para a educação que estas sempre enfrentaram. O objetivo deste estudo é mencionar reflexões sobre processos de inclusão educacional do aluno surdo numa perspectiva social. Esta pesquisa engendra-se como descritiva com abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa dois alunos surdos matriculados numa escola pública em anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede municipal de Rio Verde, GO. Ambos passaram por entrevista aberta e individual em que descreveram suas histórias de vida e responderam a um roteiro de questões para respaldo teórico-reflexivo sobre o desenvolvimento educacional e a aprendizagem do aluno surdo. Percebe-se o anseio dos participantes de se comunicar com todos, que haja uma inclusão em que todos possam estar inseridos, pois, em alguns momentos, sentemse excluídos do convívio com as pessoas ouvintes, tanto no ambiente educacional como fora dele. Nota-se a lacuna que existe na formação conceitual sobre a surdez, o aluno surdo e a Língua Brasileira de Sinais na qual eles estão sendo deixados de lado. Tais problemas acontecem por falta de organização e compromisso pedagógico, havendo assim a exclusão desses alunos no ambiente educacional, e possivelmente tal condição se reflita na vida social.

Palavras-chave: Inclusão. Surdez. Educação.

ABSTRACT

Historically the deaf have suffered from the effective communication lack in society, whose majority is listener and user of oral and listening language. This social situation enforces the deaf people inclusion as one of the greatest society challenges as well as for the education it has always faced. To mention the reflections from educational processes about the deaf student inclusion in a social perspective. This is produced as descriptive one with a qualitative approach. Two deaf students from a public school in the final years of Elementary and High School of the municipal network of Rio Verde, GO, participated in this study. Both went through an open and individual interview in which they described their life stories as well as they answered to a roadmap of issues to theoretical-reflexive support on the educational development and learning of the deaf student. It is observed the participants’ desire to communicate with everyone, to have an inclusion in which all of them can perceive themselves integrated, because sometimes they feel excluded from living with their listeners, both in and outside the educational environment. The gap that exists in the deafness conceptual formation, the deaf student and the Sign Language in which they are being left out is spotted. This kind of problem occurs because of the organization lack and pedagogical commitment, thus these students exclusion in the educational environment occurs, and possibly such condition is reflected in social life.

Keywords: Inclusion. Deafness. Education.

Author Biographies

Ariely Souza Borges, Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde, GO

Pós-graduada em Docência e Gestão Escolar pela Universidade de Rio Verde.

Jaqueline Silva Rocha, Universidade de Rio Verde - UniRV, Rio Verde, GO

Pós-graduada em Docência e Gestão Escolar pela Universidade de Rio Verde.

Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Parintins, AM

Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Docente da cadeira de "Psicologia" e "Metodologia do Estudo e da Pesquisa" do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Possui Mestrado acadêmico em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialização em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Parecerista de periódicos de renome nacional e internacional; Tem experiência no Magistério Superior, com ênfase em estudo e prática educativa nas áreas de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Construção da pesquisa acadêmica em suas diversas dimensões metodológicas (planejamento, elaboração e execução), Linguagens e competências técnicas da escrita científica, bem como atenção à Educação e a Saúde Humana.

Published

2018-04-13

How to Cite

Borges, A. S., Rocha, J. S., & Justi, J. (2018). INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E REFLEXIVA. Professare, 6(3). https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1308

Issue

Section

ARTIGOS