A CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM UMA APAE DO VALE DO ITAJAÍ
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1620Abstract
Na educação regular como na educação especial é de suma importância a formação para a cidadania, visando o desenvolvimento de sujeitos críticos e responsáveis, que compreendam o seu papel na sociedade. Diante disso, o artigo ressalta a importância de dar visibilidade ao trabalho significativo que é realizado dentro das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Nesse sentido, o trabalho realizado pela docente na turma da Iniciação para o Trabalho buscou desenvolver habilidades práticas necessárias para o convívio em sociedade e também no trabalho, compreendendo que o trabalho não é o fim, mas o caminho para a cidadania e para a inclusão da pessoa com deficiência no contexto social. A metodologia é resultante de uma prática pedagógica realizada na Instituição que buscou ver os sujeitos além das suas deficiências, respeitando desta forma, os ritmos e limitações de cada jovem. Diante disso, ressalta-se que nas vivências propostas para os estudantes com deficiência, buscou-se adaptação, desde as aulas teóricas em sala, como também os projetos com atividades práticas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).