SENTIDOS DE ADOLESCÊNCIA E ESCOLA POR JOVENS USUÁRIOS DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL
SENSES OF ADOLESCENCE AND SCHOOL BY YOUNG MENTAL HEALTH POLICY USERS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i2.2966Keywords:
Adolescência, Escola, Política de Saúde Mental, Psicologia da EducaçãoAbstract
Esta investigação tem como objetivo compreender o que pensam os adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) sobre o processo de escolarização e a adolescência. O estudo, em uma abordagem qualitativa, foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos de pesquisa dez adolescentes que frequentam o CAPSi de Joinville. Para análise dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo (FRANCO, 2018), com base nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, tendo como referenciais teóricos Bock (2004), Ozella e Aguiar (2008), Veiga-Neto e Lopes (2011), Collares e Moysés (2016), entre outros. Por meio das falas dos adolescentes, constatou-se que eles incorporam em seus discursos a concepção de adolescência presente na sociedade ocidental, que a percebe como uma fase marcada por mudanças biológicas e hormonais e que comporta determinadas características e comportamentos, impactando diretamente na relação com o outro e com o seu projeto de vida, possuindo a expectativa de fazer o que desejam quando atingir a fase adulta. Em relação à escola, atribuem a ela a oportunidade de conquistar um bom futuro, contudo, em seus discursos, a escola é destituída de interesse e caracteriza-se como um espaço permeado por relações fragilizadas, marcadas pelo preconceito e pelo fracasso escolar.
Palavras chave: Adolescência. Escola; Política de Saúde Mental. Psicologia da Educação.
ABSTRACT
This investigation aims to understand what teenagers of the Psychosocial Care Center Child (CAPSi) think on the process of schooling and adolescence. The study, under a qualitative approach, was performed through semi-structured interviews. Ten adolescents who attend CAPSi in Joinville were interviewed. For data analysis, content analysis (FRANCO, 2018) was used, based on the theoretical contributions of historical-cultural psychology, taking into account the references from Bock (2004), Ozella and Aguiar (2008), Veiga-Neto and Lopes (2011), Collares and Moysés (2016), among others. Considering the teenagers’ speech, it was found that they incorporate in their speeches the same idea of adolescence the western society has about it. This society perceives adolescence as a phase marked by biological and hormonal changes and that entails certain characteristics and behaviors, influencing directly the relationship with the others and with their life project, having the expectation of doing what they want when in adulthood. Regarding school, the teenagers attach to it the opportunity to reach a good future. However, in their speeches, the school is devoid of interest and is characterized as a space permeated by fragile relationships, marked by prejudice and school failure.
Keywords: Adolescence. School; Mental Health Policy. Educational psychology.
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