EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL POR MEIO DAS RELAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO

Authors

  • Fernando Candido Pereira Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Rivaneide Antonia de Lima Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, SC
  • Elcio Schumacher Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v2i1.65

Abstract

Este trabalho refere-se ao estudo dos fractais por meio do comportamento do mercado financeiro de ações, descrito inicialmente como algo que varia com a mesma probabilidade de alta ou de baixa e, em seguida, conforme as relações dessas variações com a geometria fractal, ressaltando que o comportamento dos preços no mercado financeiro não segue uma regularidade descrita pela distribuição normal, mas sim pela teoria do caos. Nesse contexto, sugere-se uma abordagem de estudo da geometria fractal que utilize os saberes das relações do mercado financeiro destacando a importância da utilização de instrumentos tecnológicos, como estimulantes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Enfatiza-se a importância da aprendizagem significativa e do trabalho interdisciplinar, pois uma única disciplina não comporta tantos saberes Em se tratando do mercado financeiro, destacam-se condições sociais, políticas e econômicas do país, ou do mundo no estudo das oscilações e dos padrões dos preços das ações almejando-se com esse, a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. Fractal. Mercado Financeiro.

ABSTRACT

This work refers to the study of fractals, through the behavior of financial stock market, initially described as something that varies with the same probability of high or low and then as the relationship of these variations to fractal geometry, noting that the price behavior in the financial market does not follow a regularity described by the normal distribution, but by the chaos theory. In this context, we suggest an approach to the study of fractal geometry using the knowledge of the relations of the financial market highlighting the importance of using technological tools, such as stimulating the development of the teaching and learning process. Emphasizes the importance of meaningful learning, and interdisciplinary work, as a single discipline does not contain so many knowledge. In terms of the financial market, we highlight social, political and economic conditions of the country, or the world in the study of oscillations and patterns of stock prices. Craving is with this, improving the quality of the teaching and learning process.

Keywords: Mathematics Education. Fractal. Financial Market.

Author Biographies

Fernando Candido Pereira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professor de Física/Matemática no Ensino Básico e Superior

Rivaneide Antonia de Lima, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, SC

Mestranda do PPGECIM

Elcio Schumacher, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, SC

Professor do PPGECIM da FURB.

Published

2013-12-13

How to Cite

Pereira, F. C., de Lima, R. A., & Schumacher, E. (2013). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL POR MEIO DAS RELAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO. Professare, 2(1), 37–52. https://doi.org/10.33362/professare.v2i1.65

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