EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Authors

  • Camila Flor André Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC
  • Marioly Oze Mendes Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.84

Abstract

A interação entre o homem e o ambiente ultrapassou a simples sobrevivência, pelo fato de consumir desenfreadamente os recursos naturais disponíveis na Terra, o que tem levado nosso planeta ao colapso. A educação ambiental veio para alertar as populações humanas sobre as atitudes indisciplinadas que estão tomando e, assim, promover ações voltadas à proteção, recuperação e melhoria do meio ambiente. As escolas são um ambiente importante nos primeiros anos de relacionamento da criança com o mundo e é a principal porta para a educação ambiental. Crianças levam para casa o que aprendem e explicam para os pais o que devem fazer para ajudar o planeta. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar as experiências exitosas em escolas de Orleans (SC), com relatos das principais dificuldades encontradas e sugestões de superação para a efetiva aplicação da educação ambiental. Propõe-se a capacitação dos professores e aplicação de metodologias adequadas ao público, como sugestões para uma educação ambiental eficaz.

Palavras-chave: Educação ambiental. Meio ambiente. Escolas públicas.

ABSTRACT

The interaction between man and environment transcended the simple survival, because wantonly consume natural resources available on earth, which has led to the collapse of our planet. Environmental education has come to warn people about human attitudes that are taking undisciplined and thus promote actions aimed at protection, restoration and improvement of the environment. Schools are an important environment in the early years of the child's relationship with the world and is the main gateway for environmental education. Children take home what they learn and explain to parents what they should do to help the planet. Thus, the aim of this paper is to present successful experiences in schools Orleans (SC), with reports of the major difficulties to overcome and suggestions for effective implementation of environmental education. It is proposed that the training of teachers and suitable application to the public, such as suggestions for effective environmental education.

Keywords: Environmental education. Environment. Schools publics.

Author Biography

Camila Flor André, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

Bióloga e pós-graduada em Gestão Ambiental.

Published

2014-12-01

How to Cite

André, C. F., & Mendes, M. O. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Professare, 3(1), 131–141. https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.84

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)