O ENSINO DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA POR MEIO DA NARRATIVA FICCIONAL DIGITAL INTERATIVA VIABILIZA A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DO EDUCANDO?

Autores/as

  • Quédia Cabral Martins
  • Camila Morgana Lourenço Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Itajaí, SC.

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1280

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de relatar o resultado de entrevistas com docentes acerca do processo do ensino da leitura de Literatura nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental nos anos finais de escolas públicas e privadas. Além disso, trazer para o centro das discussões questões relacionadas à leitura estética, propondo uma reflexão acerca da utilização das narrativas digitais interativas na sala de aula. A apreciação estética sob a perspectiva das narrativas digitais nas práticas de ensino/aprendizagem da leitura de Literatura pode ser uma alternativa eficaz de ensino em sala de aula. Em tese, haverá a experiência estética se os sujeitos envolvidos se propuserem a construir um processo que a valorize, o que não foi o caso dos sujeitos pesquisados, visto que a maioria desconhece as narrativas digitais.  Tendo como base estes resultados, há a necessidade de se efetuar outras pesquisas com educadores acerca do efetivo trabalho com as narrativas ficcionais digitais em sala de aula para verificar a efetivação – ou não – da experiência estética.

Palavras-chave: Ensino de Literatura. Narrativas ficcionais em meio digital. Experiência estética nos anos finais do Ensino Fundamental.

ABSTRACT

This work aims to report the outcome of interviews with teachers about the process of teaching literature in Portuguese language lessons in elementary school in the final years in public and private schools. Furthermore, bringing to the centre of discussions related to aesthetic reading, it proposes a reflection on the use of interactive digital narratives in the classroom. Therefore, aesthetic appreciation from the perspective of digital narratives in teaching/learning practices of literature can be an effective alternative to classroom teaching. In theory, there will be the aesthetic experience if the subjects involved propose to construct a process that valued it, which was not the case of the subjects researched here, since most of them do not know about  digital narratives. Based on these findings, there is a need to undertake other investigations with educators about the effective work with the digital fictional narratives in the classroom to verify the effectiveness – or not – of the aesthetic experience.

Keywords: Teaching Literature. Fictional narratives in digital media. Aesthetic experience in the final years of primary school.

Biografía del autor/a

Quédia Cabral Martins

Licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí, SC. E-mail: quedia.quedia@gmail.com.

Camila Morgana Lourenço, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Itajaí, SC.

Docente do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Itajaí, SC. Doutora em Teoria Literária/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: cami@univali.br

Publicado

2017-11-19

Cómo citar

Martins, Q. C., & Lourenço, C. M. (2017). O ENSINO DA LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA POR MEIO DA NARRATIVA FICCIONAL DIGITAL INTERATIVA VIABILIZA A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DO EDUCANDO?. Professare, 6(2), 141–156. https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1280

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a