A INCLUSÃO (EXCLUSÃO) SOCIAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA
SOCIAL INCLUSION (EXCLUSION) OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN THE CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2371Palabras clave:
Inclusão social, Educação Básica, DeficiênciaResumen
O artigo tem como objetivo identificar e compreender a realidade escolar no processo de inclusão (exclusão) de alunos portadores de deficiência que estão inseridos no ensino regular, em duas escolas de ensino fundamental do município de Videira – SC. Para tal foi realizado leituras e estudos sobre os aspectos teóricos e legais que abarcam a inclusão social de crianças com deficiência. Também foram realizadas observações semiestruturadas in loco, bem como conversas com profissionais que atendem os alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Os desdobramentos das observações e das informações coletadas apontam que o processo de inclusão social dos alunos com deficiência ou alguma dificuldade de aprendizagem ainda precisa de ajustes no sentido de não seguir o caminho inverso de sua proposta.
Palavras-chave: Inclusão social. Educação Básica. Deficiência.
ABSTRACT
The article aims to identify and understand the school reality in the inclusion (exclusion) process of students with disabilities who are inserted in regular education, in two elementary schools in the municipality of Videira - SC. To this end, readings and studies were carried out on the theoretical and legal aspects that encompass the social inclusion of children with disabilities. Semi-structured observations were also carried out on the spot, as well as conversations with professionals who assist students with disabilities or learning difficulties. The consequences of the observations and information collected indicate that the process of social inclusion of students with disabilities or some learning difficulty still needs adjustments in order not to follow the opposite path of its proposal.
Keywords: Social inclusion. Basic Education. Disability.
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