EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A ÓTICA DOS SUJEITOS: ENTRE MOTIVOS, DESMOTIVOS E A APRENDIZAGEM
YOUTH AND ADULT EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF THE SUBJECTS: BETWEEN MOTIVES, DEMOTIVATIONS AND LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3056Palabras clave:
Sujeitos, Educação de Jovens e Adultos, Categorias, Ensino Aprendizagem, Paulo FreireResumen
Este trabalho teve como objetivo principal compreender como se dá o processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao método do professor no município de Paranaguá sob a ótica dos alunos. Em um primeiro momento abordamos o contexto histórico da EJA desde os primeiros movimentos no país até o cenário atual, enfatizando o município de Paranaguá. Tivemos como aporte teórico os conceitos de Paulo Freire (1996),(1982), (1987), Cury (1983), Streck; Redin e Zitkoski. (2008) além de outros teóricos que discorrem acerca do assunto. Discutimos algumas categorias que são pertinentes para o entendimento da EJA. Utilizamos como metodologia os fundamentos da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na qual aplicamos um questionário com campos investigativos que contemplasse a temática: 0 processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. Participaram da pesquisa 08 sujeitos matriculados em uma turma de EJA de uma escola do Município de Paranaguá, cidade histórica brasileira da qual se iniciou o Estado do Paraná. As análises dos dados foram realizadas com base na abordagem da pesquisa qualitativa. Os resultados indicam que os sujeitos compreendem que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve numa perspectiva dialógica e que os métodos utilizados, pelos professores, agregam referenciais às suas vidas. Concluímos que os sujeitos da EJA apresentam motivos diversos que instigaram o afastamento da escola, mas, que também há uma gama de motivações para o retorno à escolaridade.
Palavras-chave: Sujeitos. Educação de Jovens e Adultos. Categorias. Ensino Aprendizagem. Paulo Freire.
ABSTRACT
The main objective of this work was to understand how the teaching-learning process occurs in Youth and Adult Education (YLE) in relation to the teacher's method in the city of Paranaguá from the students' point of view. In the first moment, we approached the historical context of EJA from the first movements in the country to the current scenario, emphasizing the city of Paranaguá. We used the concepts of Paulo Freire (1996), (1982), (1987), Cury (1983), Streck; Redin and Zitkoski. (2008) as well as other theorists who discuss the subject. We discuss some categories that are pertinent to the understanding of EJA. We used as methodology the fundamentals of bibliographic research and field research in which we applied a questionnaire with investigative fields that contemplated the theme: 0 teaching and learning process of young people and adults. The research included 08 subjects enrolled in an EJA class in a school in the city of Paranaguá, a historical Brazilian city from which the state of Paraná was born. The data analysis was based on the qualitative research approach. The results indicate that the subjects understand that the teaching and learning process develops in a dialogical perspective and that the methods used by the teachers add references to their lives. We conclude that the subjects of EJA have different reasons for staying away from school, but that there is also a range of motivations for returning to school.
Keywords: Subjects. Youth and Adult Education. Categories. Teaching Learning. Paulo Freire.
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