O NOVO ENSINO MÉDIO EMPRESARIADO E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS DA ATUALIDADE
BUSINESS COMUNITY, NEW HIGH SCHOOL AND THE TEACHING OF HISTORY: MODERN CHALLENGES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3075Palabras clave:
Empresariado na Educação, Ensino de História, Novo Ensino MédioResumen
O presente trabalho se articula em torno no Novo Ensino Médio, seus desdobramentos com os interesses do empresariado e os desafios do ensino de História. Como problemática discutimos quais as principais implicações do Novo Ensino Médio Empresariado no ensino de história? Essa discussão é de extrema relevância tendo em vista o processo de implementação desse Novo Ensino Médio nas diferentes redes estaduais do país. O objetivo geral é discutir as principais implicações do Novo Ensino Médio Empresariado no ensino de história, como objetivos específicos temos: (I) refletir sobre as principais mudanças no Novo Ensino Médio; (II) Analisar os interesses do empresariado no Novo Ensino Médio; (III) Apresentar os principais impactos do Novo Ensino Médio no ensino de História. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, exploratória. Com o estudo evidenciou o grande interesse do empresariado articulado com as necessidades de mudança no ensino médio para o projeto de hegemonização da classe trabalhadora para o capitalismo e o esvaziamento do ensino de história. Aumento significativo de carga horária, ampliação de itinerário formativos e desarticulação do acesso ao conhecimento historicamente acumulado. Infelizmente os interesses neoliberais atravessam a economia e assolam a educação impossibilitando a continuidade das conquistas históricas. Por fim há um convite para a resistência dos professores de história.
Palavras-chave: Empresariado na Educação. Ensino de História. Novo Ensino Médio.
ABSTRACT
This paper articulates the new high school, its developments with the interests of the business community, and the challenges of teaching history. Our question is, what are the implications of new high school in teaching history? This discussion is extremely relevant due to the implementation process of this new high education in the different states of Brazil. The general objective is to discuss the implications of the presence of the business community in the new high school and its relationship with the teaching of history. As specific objectives, we have: (I) to reflect on the main changes in the new high school; (II) Asses the interests of the business community in the new high school; (III) Present the main impacts of the new high school on the teaching of History. We used qualitative methods, bibliographical, and exploratory research. The study evidenced the great interest of the business community articulated with the need for change in secondary education for the project of hegemonization of the working class towards capitalism and the emptying of history teaching. Significant increase in workload, expansion of training itinerary, and disarticulation of access to historically accumulated knowledge. Unfortunately, neoliberal interests cross the economy and devastate education, making it impossible to continue the historical achievements. Finally, there is an invitation to the resistance of history teachers.
Keywords: Business Community in education. History teaching. New high school.
Citas
ANPED. Reforma do Ensino Médio - entenda o que está em jogo e as vozes desconsideradas no processo. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/reforma-do-ensino-medio-entenda-o-que-esta-em-jogo-e-vozes-desconsideradas-no-processo. Acesso em 01 jul. 2021.
ABUD, Kátia Maria – Ensino de História / Kátia Maria Abud, André Chaves de Melo Silva, Ronaldo Cardos Alves. São Paulo: Cengage Learning; 2010.
BARUFFI, P. P. Diversidade na educação: políticas para uma escola com equidade Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 65057–65066, 2022. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/52674. Acesso em: 9 out. 2022.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2012.
BRASIL. Lei n. 13415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Vários acessos.
CORTI, A. P. Ensino Médio: entre a deriva e o naufrágio. In: Cássio. F. Educação contra a Barbárie. São Paulo: Boitempo, 2019, 107-114.
DUARTE, N. “Um montão de amontoado de muita coisa escrita”. Sobre o alvo oculto dos ataques obscurantistas ao currículo escolar. In: MALANCHEN, J. MATOS. N. S. D. M. ORSO, P. J. A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, 131-160.
Ferretti, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 93 pp. 25-42. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt# Acesso em: 23 out. 2022.
FERRETI, C, J; SILVA, M, R. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.385-404, abr.-jun, 2017.
FLORENSE, Afonso Bandeira. O ensino da História e a natureza: um caminho na educação patrimonial. In. LIMA, Carlos Augusto Ferreira (Org.). Ensino de História: reflexões e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012
LOZADA. G.; NUNES. K. S. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
MPF. PFDC lança nota pública sobre riscos de reforma do ensino por meio de medida provisória. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/pfdc-lanca-nota-publica-sobre-riscos-de-reforma-do-ensino-medio-por-meio-de-medida-provisoria. Acesso em 01 jul. 2021.
Motta, Vânia Cardoso da e Frigotto, Gaudêncio POR QUE A URGÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO? MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017). Educação & Sociedade [online]. 2017, v. 38, n. 139, pp. 355-372. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8hBKtMRjC9mBJYjPwbNDktk/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 22 out. 2022.
MPF. PFDC lança nota pública sobre riscos de reforma do ensino por meio de medida provisória. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/pfdc-lanca-nota-publica-sobre-riscos-de-reforma-do-ensino-medio-por-meio-de-medida-provisoria. Acesso em 01 jul. 2021.
PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Comunicado Oficial. Curitiba, 21 out. 2016.
PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
RICCI, R. A militarização das escolas públicas. In: Cássio. F. Educação contra a Barbárie. São Paulo: Boitempo, 2019, 47-52.
ZANK, D. C. T. MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências.: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, J. MATOS. N. S. D. M. ORSO, P. J. A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, 31-46.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).