TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO: UM ESTUDO COM CLIENTES DE UM RESTAURANTE VEGETARIANO
THEORY OF PLANNED BEHAVIOR: A STUDY WITH CLIENTS OF A VEGETARIAN RESTAURANT
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2910Resumo
Observando o crescente interesse nos produtos vegetarianos e tendo por base a Teoria do Comportamento Planejado, desenvolvida por Ajzen (1988), que descreve as atitudes, as normas subjetivas e o controle comportamental percebido como preditores da intenção comportamental, o objetivo desse estudo é analisar o comportamento de consumo dos clientes de um restaurante vegetariano localizado na cidade de Cascavel/PR. A metodologia é definida, quanto aos fins e aos meios, como pesquisa descritiva e de levantamento, obtendo os dados por meio de um questionário com questões fechadas aplicado aos clientes do restaurante em estudo. Como resultado, pôde-se constatar que as atitudes, normas subjetivas e o controle comportamental percebido exercem forte influência nas decisões de comportamento vegetariano nos respondentes. Isto pode ser explicado também pelo fato de que muitos respondentes concordam que os produtos vegetarianos são saudáveis, éticos e sustentáveis, tendo uma percepção positiva quanto ao vegetarianismo. O estudo contribui ainda para a aplicação prática de uma teoria em uma organização por meio do estudo de caso, relacionando a Teoria do Comportamento Planejado com o consumo de alimentos vegetarianos.
Palavras-Chave: Vegetarianismo. Comportamento de consumo. Teoria do Comportamento Planejado.
Abstract: Observing the growing interest in vegetarian products and based on the Theory of Planned Behavior, developed by Ajzen (1988), which describes attitudes, subjective norms and behavioral control perceived as predictors of behavioral intention, the objective of this study is to analyze the consumer behavior of customers of a vegetarian restaurant located in the city of Cascavel - PR. The methodology is defined, for purposes and means, as descriptive and survey research, obtaining the data through a questionnaire with closed questions applied to the customers of the restaurant under study. As a result, it was found that attitudes, subjective norms and perceived behavioral control have a strong influence on vegetarian behavior decisions in respondents. This can also be explained by the fact that many respondents agree that vegetarian products are healthy, ethical and sustainable, with a positive perception of vegetarianism. The study also contributes to the practical application of a theory in an organization through the case study, relating the Theory of Planned Behavior to the consumption of vegetarian foods.
Keywords: Vegetarianism. Consumption behavior. Theory of Planned Behavior.
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