APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS MÉTODO DE ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSO (MAMP) E 5S NO PROCESSO DE USINAGEM DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO METALOMECÂNICO

APPLICATION OF METHOD OF ANALYSIS AND PROCESS IMPROVEMENT (MAPI) AND 5S METHODOLOGIES IN THE MACHINING PROCESS OF A COMPANY IN THE METAL MECHANICAL SEGMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3038

Resumo

A busca por posições em um mercado cada vez mais competitivo tem impulsionado as empresas na busca por ferramentas e métodos que auxiliem na melhoria de seu processo produtivo. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo para a utilização da metodologia Método de Análise e Melhoria de Processo (MAMP) em união com a filosofia 5S – denominada pelo autor como 5MAMP’S – em uma empresa fabricante de sidecar, analisando a contribuição que a junção das metodologias oferece na melhoria no processo de usinagem da indústria, além de auxiliar na tomada de decisão e na solução de diversos problemas de organização. Por isso, a fim de tornar a concretização visível aos colaboradores da empresa, nessa análise foi utilizado formulários de maneira descritiva e qualitativa, pois essas formas pesquisa permitem maior interação com o cotidiano da linha de produção organizacional. Por meio desta pesquisa, foi possível destacar que a modelagem do 5MAMP’S se mostra eficiente, já que garantiu uma redução do índice de retrabalhos na produção dos modelos de sidecar, além de fornecer um controle de qualidade dos equipamentos utilizados no processo de usinagem, o que garante maior confiabilidade no processo e eleva a satisfação com os clientes adquiridos.

Palavras-Chave: Gerenciamento por processos. Método de Análise e Melhoria de Processo (MAMP). 5S. Usinagem. Sidecar.

 

Abstract: The search for positions in an increasingly competitive market has driven companies in the search for tools and methods that help improve their production process. Thus, the objective of this work is to carry out a study for the use of the Method of Analysis and Process Improvement (MAPI) methodology in conjunction with the 5S philosophy – named by the author as 5MAPI'S – in a sidecar manufacturing company, analyzing the contribution that the combination of the methodologies it offers to improve the machining process in the industry, in addition to assisting in decision-making and in the solution of various organizational problems. Therefore, in order to make the implementation visible to the company's employees, in this analysis, forms were used in a descriptive and qualitative way, as these research forms allow greater interaction with the daily life of the organizational production line. Through this research, it was possible to highlight that the 5MAPI'S modeling is efficient, since it guaranteed a reduction in the rate of rework in the production of sidecar models, in addition to providing quality control of the equipment used in the machining process, which ensures greater reliability in the process and increases satisfaction with the acquired customers.

Keywords: Process management. Method of Analysis and Process Improvement (MAPI). 5S. Machining. Sidecar.

Referências

ARIOLI, E. E. Análise e solução de problemas: o método da qualidade total com dinâmica de grupo. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

BAYO-MORIONES, Alberto; et al. 5S use in manufacturing plants: contextual factors and impact on operating performance. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 27, v. 2, 2010, p. 217-230.

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia-a-dia. 8ª ed. INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

CANO, I. S. Gerenciamento estratégico e políticas de execução melhoria dos processos. São Paulo, 2006.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012

CARVALHO, M. et al. Gestão da Qualidade – teoria e casos. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

CONTE, Antônio Lázaro; DURSKI, Gislene Regina. Qualidade. In: MENDES, Judas Tadeu Grassi. Gestão empresarial. Curitiba: Editora Gazeta do Povo, 2002.

DIAS, E. E. P. Análise de melhoria de processos: aplicações a indústria automobilística. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2006.

FALCONI, Vicente, TQC – Controle Total da Qualidade, 2.ed. Minas Gerais: INDG, 2004. 256 p

GALVÃO, C. A. C.; MENDONÇA, M. Fazendo acontecer a qualidade total – análise e melhoria de processos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de empresas. São Paulo, v.40, n.1, p. 6-19, jan/mar, 2000.

GRIMALDI, R.; MANCUSO, J. H. Qualidade Total. Folha de SP e Sebrae, 6º e 7º fascículos, 1994.

IMAI, M. Kaizen a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, 1992.

INSTITUTO BRASILEIRO DE QUALIDADE NUCLEAR – IBQN. Qualidade. 1997. Disponível em: <http://www.ibqn.com.br/ >. Anexo em 19 dez. 2016.

KUME, H. Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade. São Paulo, editora Gente, 1993.

MAHDIRAJI, H. A., ARABZADEH M.; GHAFFARI, R. Supply chain quality management. Growing Science Ltd., p. 2463-2472, 2012.

MIRANDA, Francisco. As Motos e Sidecars: O princípio da Mobilidade da Guerra, 2012. Disponível em: < https://chicomiranda.wordpress.com/2012/05/05/as-motos-e-sidecars-o-principio-da-mobilidade-da-guerra/>. Acesso em 28 de mar. de 2022.

MONTEGOMERY, D. C. Introduction to statistical quality control. 3ª ed. Nova York: Wiley, 1996.

MOREIRA, J. P. S et al. Implantação do método QFD para análise da satisfação percebida pelo cliente: um estudo de caso em uma indústria do setor metalomecânico. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, João Pessoa/PB. 2016.

NAKATA, Kenji. Acerto 100%, desperdício zero: um novo conceito dos 5S. São Paulo: Editora Infinito, 2000.

PIECHNICKI, A. S. et al. Utilização da metodologia de análise e solução de problemas na redução das perdas de água: um estudo de caso Sanepar. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 3, n. 2, p. 90-99, 2011.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Construction Extension to the PMBOK: Guide, 4.ed. Pennsylvania: PMI, 2009.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica. São Paulo: ed. Loyola, 2005.

RIBEIRO, Haroldo. 5S: A Base para a Qualidade Total. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1994.

SEETHAMRAJU, R.; MARJANOVIC, O. Role of process knowledge in business process improvement methodology: a case study. Business Process Management Journal, v. 15, n. 6, p. 920-936, 2009.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis/SC: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2005.

SILVA, J. M. 5S: O ambiente da qualidade, Belo Horizonte – Fundação Cristiano Otoni, 1994.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R.; Administração da Produção. 2⁰ ed. São Paulo: Atlas, 2008.

TIDD, Joe et al. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

WEKERMA, C. Lean Seis Sigma: introdução às ferramentas do Lean Manufacturing. Série Seis Sigma, V. 4. Ed. WERKEMA, Belo Horizonte, 2006.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

MOREIRA, J. P. S. APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS MÉTODO DE ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSO (MAMP) E 5S NO PROCESSO DE USINAGEM DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO METALOMECÂNICO: APPLICATION OF METHOD OF ANALYSIS AND PROCESS IMPROVEMENT (MAPI) AND 5S METHODOLOGIES IN THE MACHINING PROCESS OF A COMPANY IN THE METAL MECHANICAL SEGMENT. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 12, n. 1, p. 38–52, 2023. DOI: 10.33362/visao.v12i1.3038. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3038. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos