IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA QUICK RESPONSE TO QUALITY CONTROL (QRQC) NO PROCESSO DE FALHA DE INSTALAÇÃO DE COMPONENTES ELÉTRICOS EM UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO

APPLICATION OF THE QUICK RESPONSE TO QUALITY CONTROL (QRQC) METHODOLOGY IN THE PRODUCTION PROCESS OF AN AUTOMOTIVE COMPANY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3016

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Gerenciamento de Falhas, Quick Response to Quality Control (QRQC), Indústria, Sidecar

Resumo

O aumento da competitividade global vivenciado por muitos setores industriais tem estimulado a construção de um novo contexto industrial no qual, para as empresas se manterem vivas no mercado, buscam melhores práticas que permitam um melhor atendimento às necessidades dos clientes. Dessa forma, o presente estudo, realizado em uma empresa do setor automotivo, tem a finalidade de analisar o processo de fabricação dos componentes elétricos presentes nos sidecars que são comercializados pela Empresa Beta. Os produtos comercializados pela organização apresentavam falha de funcionamento intermitente, causada pela falta de controle das peças fabricadas, o que impossibilitava o acendimento dos faróis dos sidecars. Por isso, a fim de tornar a concretização visível aos colaboradores da empresa, nessa análise foram utilizados formulários de maneira descritiva e qualitativa, pois essas formas de pesquisa permitem maior interação com o cotidiano da linha de produção organizacional. Por meio desta pesquisa, foi possível evidenciar que a solução desse problema garantiu uma melhora significativa nos sidecars fabricados pela Empresa Beta. Além disso, pode-se perceber que esse instrumento se mostra um grande aliado para garantir a melhoria contínua no empreendimento, visto que possibilita uma redução considerável nos custos, além de não haver restrições quanto às áreas ou setores em que a metodologia pode ser aplicada.

Palavras-Chave: Gestão da Qualidade. Gerenciamento de Falhas, Quick Response to Quality Control (QRQC). Indústria. Sidecar.

 

Abstract:

The increase in global competitiveness experienced by many industrial sectors has stimulated the construction of a new industrial context, in which, for companies to remain alive in the market, they seek better practices that allow better service to customer needs. In this way, the present study, carried out in a company in the automotive sector, aims to analyze the manufacturing process of the electrical components present in the sidecars that are sold by the Empresa Beta. The products marketed by the organization had intermittent malfunctions, caused by the lack of control of the manufactured parts, which made it impossible for the sidecars' headlights to turn on. Therefore, in order to make the implementation visible to the company's employees, in this analysis forms were used in a descriptive and qualitative way, as these research forms allow greater interaction with the daily life of the organizational production line. Through this research, it was possible to show that the solution of this problem guaranteed a significant improvement in the sidecars manufactured by the Empresa Beta, in addition, it can be seen that this instrument is a great ally to guarantee the continuous improvement in the enterprise, since it allows a considerable reduction in costs, in addition to there being no restrictions on the areas or sectors in which the methodology can be applied.

Keywords: Quality Management. Fault Management. Quick Response to Quality Control (QRQC). Industry. Sidecar.

Referências

AOUDIA, Hakim; TESTA, Quintin; ASCHENBROICH, Jacques. Perfect QRQC: The basics. Maxima, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina de trabalho do dia-a-dia. 8 ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.

CANO, I. S. Gerenciamento estratégico e políticas de execução melhoria dos processos. São Paulo, 2006.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade – Teoria e Casos. 2ed. São Paulo: Campus, 2012.

FERNANDES, Emanuele da Silva Goulart, et al. MASP no Controle de Desperdício: Um Estudo De Caso em uma Gráfica. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.35, n.3, p. 20-29, mai./jun. 1995.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de empresas. São Paulo, v.40, n.1, p. 6-19, jan/mar, 2000.

GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando. Um quadro comparativo entre os Programas de Melhoria Contínua no setor automobilístico e de bens de capital: Múltiplos casos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro/RJ, 2008.

GRIMALDI, R.; MANCUSO, J.H. Qualidade Total. Folha de SP e Sebrae, 6º e 7º fascículos, 1994.

HRAQDESKY. J. Aperfeiçoamento da qualidade e produtividade. São Paulo: Makron Books, 1997.

JURAN, Joseph M. Controle da Qualidade: Handbook. São Paulo: Makron, 1991.

MAHDIRAJI, H. A.; ARABZADEH M.; GHAFFARI, R. Supply chain quality management. Growing Science Ltda., p. 2463-2472, 2012.

MOREIRA, J. P. S et al. Implantação das Metodologias MASP e 5S no almoxarifado de uma indústria de sidecar. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza/CE. 2015.

MOURA, E. As Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade: Implementando a melhoria contínua com maior eficácia. São Paulo: Makron Books, 1994.

OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e pratica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PARANHOS FILHO, Moacyr. Gestão da Produção Industrial. Curitiba: IBPEX, 2007.

PERCARPIO, K. B.; WATTS, V. A. Cross-Section Study on the Relationship Between Utilization of Root Cause Analysis and Patient Safety at 139 Department of Veterans Affairs Medical Centers. Joint Comission Journal on Quality and Safety. v. 1, n. 39, p-32-37, mar. 2013

ROCHA, L. L. et al. Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. Revista Qualidade Emergente, v. 3, n. 1, p. 42-55, 2012.

SOUZA, L. A. L. et al. Aplicação da metodologia QRQC: estudo de caso no setor automotivo. In: XXIII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP. Bauru, SP, 2016.

TIDD, Joe et al. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

YIN, R. K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.

ZAMBERLAN, Carlos Otávio, et al. Gerenciamento de processos: o caso da LJ central de cosmético Ltda. In: XIII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP. Bauru, SP, 2006.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

MOREIRA, J. P. S. IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA QUICK RESPONSE TO QUALITY CONTROL (QRQC) NO PROCESSO DE FALHA DE INSTALAÇÃO DE COMPONENTES ELÉTRICOS EM UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO: APPLICATION OF THE QUICK RESPONSE TO QUALITY CONTROL (QRQC) METHODOLOGY IN THE PRODUCTION PROCESS OF AN AUTOMOTIVE COMPANY. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 12, n. 1, p. 217–231, 2023. DOI: 10.33362/visao.v12i1.3016. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3016. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos