FEEDBACK X FEEDFORWARD: SUA INTER-RELAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE PESSOAS
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v6i1.1113Palavras-chave:
Ciências sociais aplicadasResumo
Resumo: Recentemente o feedback, era um dos principais meios que contribuía para o desenvolvimento dos profissionais, sobretudo, na alusão aos pontos que precisam ser melhorados. No entanto, no discurso hodierno, o feedforward passa a ter o mesmo sentido, porém, compreende uma dimensão maior, um olhar para o futuro, cujo foco está nos comportamentos que devem serem melhorados, ou ainda, na necessidade de mudar para evoluir. O feedback busca orientar as pessoas a apresentarem um determinado comportamento e um desempenho apropriado para uma determinada situação, enquanto que o feedforward se concentra nos esforços, nas oportunidades e soluções dos problemas, visando um futuro melhor. Como isso, é possível perceber que ambos podem se complementar. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo geral: verificar a importância do feedback e do feedforward para uma gestão de pessoas pautada no desenvolvimento da alta performance individual e grupal, bem como a possibilidade de uma sinergia entre ambos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica. Conclui-se que a interação entre ambos e a sua sinergia possibilita aos gestores uma ótima ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da alta performance individual e de toda equipe, permitindo, assim, uma gestão estratégica de pessoas. Enquanto o feedforward antecede, previne e antecipa os acontecimentos ou comportamentos esperados, com orientações pontuais ao profissional: o feedback, passa a servir de retroalimentação, de retorno positivo ou negativo, visando a correção de um comportamento inadequado, permitindo, assim, que uma sequência de ações possa ser modificada quando necessário ou desejável.
Palavras-Chave: Feedback. Feedforward. Gestão de Pessoas.
Abstract: Recently, feedback was one of the main means that contributed to the development of professionals, especially in the allusion to the points that need to be improved. However, in today's discourse, feedforward happens to have the same meaning, but it comprises a larger dimension, a look into the future, whose focus is on the behaviors that must be improved, or still, on the need to change to evolve. Feedback seeks to guide people to behave in a particular way and have an appropriate performance to a particular situation, while feedforward focuses on efforts, opportunities and solutions to problems, aiming for a better future. Thereby, it is possible to realize that they can complement each other. Therefore, the purpose of this article is to verify the importance of feedback and feedforward, for human resource management based on the development of high individual and group performance, as well as the possibility of a synergy between both. This is a descriptive research based on bibliography. The conclusion is that the interaction between them and their synergy allows the managers to have a great tool to guide the development of the individual and the whole team high performance, allowing, this way, strategic human resource management. While feedforward precedes, prevents and anticipates the events, or expected behaviors, with specific orientation for the professional, the feedback, either positive or negative, aims at correcting inappropriate behavior, allowing that a sequence of actions be modified when necessary or desirable, for better results.
Keywords: Feedback. Feedforward. Human Resource Management.