A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Silvia Marina Rigo
  • Gilberto Medeiros Borges Junior
  • Liliane Josefa Orso Pinheiro
  • Cristina Keiko Yamaguchi
  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i1.1323

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Administração. Plano de Ensino. Docentes.

Resumo

A interdisciplinaridade empregada no ensino da Administração pode contribuir para a formação de alunos capazes de sistematizar os conhecimentos obtidos no curso para a solução de problemas complexos, comuns na Administração de organizações, diminuindo a distância entre as disciplinas. A forma com que as mesmas são organizadas pelos docentes permite verificar a ocorrência de interdisciplinaridade. Nesse sentido, este artigo investiga as características que apontam para a interdisciplinaridade no ensino de Administração numa universidade do meio-oeste de Santa Catarina. Foram analisados 43 planos de ensino dos docentes do curso de Administração. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. A análise de conteúdo revela que a interdisciplinaridade não está explícita no plano de ensino dos docentes do curso de Administração ocorrendo, apenas, a multidisciplinaridade.

Palavras-Chave: Interdisciplinaridade. Administração. Plano de Ensino. Docentes.

 

Abstract: The interdisciplinarity used in the teaching of Administration can contribute to the formation of students capable of systematizing the knowledge obtained in the course for the solution of complex problems, common in the administration of organizations, reducing the distance between the disciplines. The way in which they are organized by the teachers allows to verify the occurrence of interdisciplinarity. In this sense, this article investigates the characteristics that point to the interdisciplinarity in the teaching of Administration in a university of the Midwest of Santa Catarina. 43 teaching plans of the teachers of the Administration course were analyzed. The methodology used was qualitative research with an exploratory character. The content analysis reveals that the interdisciplinarity is not explicit in the teaching plan of the professors of the Administration course, only occurring multidisciplinarity.

Keywords: Interdisciplinarity. Management. Teaching Plan. Teachers.

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC, Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA, Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (FDBU) - PR, Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília (UNISANTA) - SP, Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela UNISANTA -SP, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISANTA - SP, Especialização em Supervisão Escolar pela UNISANTA - SP, Especialização em Psicopedagogia pela UNISANTA - SP, Especialização em Administração de Empresas pela UNISANTA - SP, Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela UNIARP, Caçador - SC (andamento). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul - RS, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli (ISEED) - MG, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (FAA) - SP, Tecnólogo em Processos Gerenciais pela FAA - SP (CRA 6-01537), Licenciatura em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) - Rondônia (andamento). Bacharel em Administração pelo Instituto Cotemar (andamento). Participa do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação (PPFE) da UNIARP (CNPq). É professor tutor e autor do material didático das disciplinas de Sociologia, Métricas em Recursos Humanos e Ética Cidadania e Sustentabilidade, ofertadas em cursos a distância na UNIARP. Atualmente é professor de Ensino Superior (diversos cursos) da UNIARP e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Professor de Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação, Psicologia e Administração.

Referências

AMBONI, N.; ANDRADE, R.O.B. de; LIMA, A.J. de; MULLER, I.R.F. Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração. Cadernos EBAPE, v.10, n.2, p. 302-328, 2012.

BARDIN, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BRASIL. Resolução n.º 4, de 7 de julho de 2005. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração. Relator: Edson de Oliveira Nunes. D.O.U. Diário Oficial da União, Brasília, 19 jul. 2005.

CAGGY, R. C. S. S.; FISCHER, T. M. D. Interdisciplinaridade revisitada: analisando a prática interdisciplinar em uma faculdade de administração da Bahia. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 501-501, 2014.

CEZARINO, L. O.; CORRÊA, H. L. Interdisciplinaridade no Ensino em Administração: Visão de Especialistas e Coordenadores de Cursos de Graduação. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 4, p. 751-784, 2015.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Interdisciplinaridade na educação brasileira: 20 anos. São Paulo: Criarp, 2006.

FURLANI, Rosa Maria; OLIVEIRA, Elaine Ribeiro De. Currículo, Interdisciplinaridade e o Pensamento Sistêmico Novo-paradigmático como Inovação no curso de Administração. Pensamento & Realidade. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração - FEA. ISSN 2237-4418, [S.l.], v. 30, n. 1, p. 22, jul. 2015.

GATTÁS, M.L.B. Modelo de prática interdisciplinar em área na saúde. Revista Medicina Ribeirão Preto. 2007;40(1):82-4.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUSDORF, G. Georges. Conhecimento interdisciplinar. Interdisciplinaridade: Antologia. Porto: Campo das Letras, 2006.

JANTSCH, A.P.; BIANCHETTI, L. Universidade e Interdisciplinaridade, In: JANTSCH, A.P.; BIANCHETTI, L. (Orgs.). Interdisciplinaridade: Para além da filosofia do sujeito. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

MISOCZKY, M. C. A. Da abordagem de sistemas abertos à complexidade: algumas reflexões sobre seus limites para compreender processos de interação social. Cad. EBAPE.BR, v.1, n. 1, p.1-17, 2003.

MORENO, M. Temas transversais: um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUET, M.D. Temas transversais em educação: Bases para uma formação integral. 6.ed. São Paulo: Ática, 2003.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília: Unesco, 2005.

______. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

PAIVA, K.C.M. de; ESTHER, Â.B.; MELO, M.C. de O.L. Formação de Competências e Interdisciplinaridade no Ensino de Administração: Uma visão dos alunos. Revista Gestão e Planejamento, v. 5, n. 10, p. 63-77, 2004.

QUE CONCEITO. Conceito de Pedagogia. Disponível em: <http://queconceito.com.br/pedagogia>. Acesso dia: 06 nov. 2017.

SANTOMÉ, J.T. Globalização e Interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SIGNIFICADOS. Significado de Epistemologia. Disponível em: <https://www.significados.com.br/epistemologia/>. Acesso dia: 06 nov. 2017.

SILVA, D. J. da. O paradigma transdisciplinar: uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. In: WORKSHOP SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE. São José dos Campos: INPE, 2001.

SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2006.

PAVIANI, Jaime. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.

UNIARP Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. História. Disponível em: <http://www.uniarp.edu.br/home/a-uniarp/institucional/historia/>. Acesso em: 29 set. 2017.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

RIGO, S. M.; JUNIOR, G. M. B.; PINHEIRO, L. J. O.; YAMAGUCHI, C. K.; REGERT, R. A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 1, p. 111–119, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i1.1323. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1323. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)