A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NO DESEMPENHO DE UMA EMPRESA DE VAREJO: UM ESTUDO NA ENY CALÇADOS LTDA

Autores

  • Debora Vestena Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduarda Tschiedel da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Davi Traverso Universidade Federal de Santa Maria
  • Kamila Frizzo Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Inês Damke Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Rossato Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i1.1399

Palavras-chave:

Treinamento e Desenvolvimento, Desempenho, Colaboradores.

Resumo

No mundo globalizado em que vivemos a sobrevivência de grande parte das organizações depende da sua capacidade de se adaptar às mudanças e à realidade do mercado. Com isso investir em seus colaboradores é um grande diferencial de muitas empresas, sendo assim os programas de Treinamento e Desenvolvimento são muito importantes nesse processo.  O objetivo do presente estudo foi identificar se os processos de Treinamento e Desenvolvimento influenciam no desempenho da empresa ENY. No que se refere aos procedimentos metodológicos a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, com caráter descritivo e utilizou-se como instrumento de estudo entrevistas. Como resultado, constatou-se que a empresa procura sempre estar atualizada, considerando-se as rápidas transformações do mercado, sendo que os programas de Treinamento e Desenvolvimento realizados com os funcionários da empresa impactam positivamente o desempenho da mesa.

Palavras-Chave: Treinamento e Desenvolvimento. Desempenho. Colaboradores.

 

Abstract: In the globalized world we live in, the survival of most organizations depends on their ability to adapt to changes and the reality of the market. With this, investing in your employees is a great differential for many companies, so Training and Development programs are very important in this process. The objective of the present study was to identify if the processes of Training and Development influence the performance of the company ENY. As far as methodological procedures are concerned, the present study is classified as qualitative, with a descriptive character and interviews were used as an instrument of study. As a result, it was verified that the company always seeks to be updated along with the rapid changes in the market and that the Training and Development programs positively impact the performance of the company.

Keywords: Training and Development. Performance. Collaborator.

Biografia do Autor

Debora Vestena, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna da graduação do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade.

Eduarda Tschiedel da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna da graduação do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Davi Traverso, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Tecnólogo em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e Letras - Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e doutorado em Administração de Empresas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Centro de Ciências Sociais e Humanas / Departamento de Ciências Administrativas. Tem experiência na área de Gestão do Turismo, com ênfase em Eventos e Hotelaria. Atua principalmente nos seguintes temas: turismo, hotelaria e aprendizagem organizacional.

Kamila Frizzo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Estratégia em Organizações. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Pesquisa Ecoinovar.

Luana Inês Damke, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração - Gestão e Negócios Agroindustriais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2006), Especialista em Administração Estratégica pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2009). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é Servidora (Técnico Administrativo em Educação) na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS e Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações

 

Gabriela Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, formada no Curso de Administração pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Ecoinovar.

Referências

ABBAD, G.; GAMA, A. L. G.; BORGES-ANDRADE, J. E. Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 3, p. 25-45, 2000.

ARAÚJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2008.

BAGATTOLI, SÉRGIO LUIZ; MÜLLER, Giane Carla Kopper. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: agregando valor às pessoas e à organização. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia. V. 6, n. 2, p. 106-120, 2016.

BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de Recursos Humanos . 14.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento ABTD. São Paulo: Markons Book, 1994.

CARVALHO, Eunice Nathália Soares de (Org). Educação especial: deficiência mental. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Especial, 1997 (Série Atualidades Pedagógicas 3).

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CRESWELL, J. Projeto de Pesquisa – Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. 2.ed. São Paulo: Pearson, 2005.

FERREIRA, N.S.C. Education technology and the professional in Brazil: his formation and the possibility of human culture. Bulletin of Science, Technology & Society. Thousand Oaks/London/New Delhi, Sage Science Press, v. 19, n. 3, June 1999. p. 206-209.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL FLORES, J. Análisis de dados cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU - Promociones y Publicaciones Universitarias, 1994.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas. v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Ibpex, 2013;

LACOMBE, Francisco José Masset e HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.

MARRAS, Jean P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 5.ed. São Paulo: Futura, 2002.

MARQUARDT, Michael J. Building the learning organization: mastering the five elements for corporate learning. Hachette UK, 2011.

MILKOVICH, George T. / BOUDREAU, John. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei; BARRETO, Maria Simone Prates; DELGADO, Monica Pereira. Gestão de recursos humanos no processo de internacionalização. Internext, v. 8, n. 1, p. 48-67, 2013.

PHILLIPS, Bernard S. Pesquisa social: estratégias e táticas. Rio de Janeiro: Agir, 1974

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.

SPECTOR, Paul. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2006

VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-23

Como Citar

VESTENA, D.; TSCHIEDEL DA SILVA, E.; TRAVERSO, L. D.; FRIZZO, K.; DAMKE, L. I.; ROSSATO, G. A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NO DESEMPENHO DE UMA EMPRESA DE VAREJO: UM ESTUDO NA ENY CALÇADOS LTDA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 1, p. 120–136, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i1.1399. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1399. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos