A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE DO PERFIL, FORMAÇÃO E TRABALHO E PROPOSIÇÃO DE UMA TIPOLOGIA DE INSERÇÃO BRASILEIRA
PROFESSIONAL INSERTION OF ADMINISTRATION COURSE GRADUATES IN BRAZIL: PROFILE ANALYSIS, EDUCATION AND WORK AND PROPOSAL OF A TYPOLOGY FOR BRAZILIAN INSERTION
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3113Resumen
Este estudo busca identificar diferentes padrões de inserção profissional dos egressos de Administração, curso que foi escolhido por ter um dos maiores números de matrículas (junto ao Direito e Pedagogia), pela diversidade de atividades possíveis de desempenhar a partir da formação, pela representatividade no país e por sua popularidade no ensino, pesquisa e no mercado profissional. Participaram do estudo 1199 egressos. Empreendeu-se uma clusterização, sendo possível organizar três agrupamentos que foram assim denominados: iniciantes, privilegiados e batalhadores. Os agrupamentos foram retratados tendo como ponto de partida três eixos de análise: perfil dos egressos, formação e trabalho. A tentativa de organizar agrupamentos com a finalidade de se pensar possíveis perfis de inserção profissional, certamente, mostrou-se de forma incipiente, por outro lado, reforçou olhares minuciosos em relação ao contingente de formados na área no país - que ainda carece de programas ou ações de acompanhamento e orientação à população formada. Sobretudo, o estudo tem potencial de reforçar o entendimento da estratificação profissional presente no mercado e que vem se mostrando até mesmo dentro de um grupo profissional. Esclarece-se que não se tem por pretensão encerrar as discussões, mas provocar estudos posteriores, concentrados ou não no campo da Administração sobre a temática apresentada.
Palavras-Chave: Inserção Profissional. Egressos. Administração. Tipologia de inserção profissional.
Abstract: This study seeks to identify different patterns of professional insertion of Business Administration graduates, a course that was chosen for having one of the highest enrollment numbers (along with Law and Pedagogy), for the diversity of possible activities to be carried out after graduation, for its representativeness in the country and for its popularity in teaching, research, and the professional market. 1199 graduates participated in the study. A clustering was undertaken, making it possible to organize three groups that were named as follows: beginners, privileged and fighters. The groups were portrayed having as a starting point three axes of analysis: profile of graduates, training and work. The attempt to organize groups with the purpose of thinking about possible profiles of professional insertion, certainly, proved to be incipient, on the other hand, it reinforced meticulous looks in relation to the contingent of graduates in the area in the country - which still lacks programs or follow-up and guidance actions for the trained population. Above all, the study has the potential to reinforce the understanding of the professional stratification present in the market and that has been showing itself even within a professional group. It is clarified that it is not intended to close the discussions, but to provoke further studies, whether or not concentrated in the field of Administration on the theme presented.
Keywords: Professional Insertion. Graduates. Administration. Typology of professional insertion.
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