ANÁLISES DE EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CELULOSE DE PAPEL NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR – SC

Autores

  • Kathelyn Katy Tilha UNIARP
  • Roger Francisco Ferreira de Campos UNIARP
  • Daiane Cristine Kuhn Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Thomaz Aurélio Pagioro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Estação de Tratamento de Efluente. Análise de eficiência. Corpos Hídricos.

Resumo

Em um mundo cheio de preocupações com o meio ambiente, muitas empresas estão lançando seus efluentes nos corpos hídricos, portanto, existe a necessidade de um monitoramento ambiental na qualidade do efluente conforme parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais, para que o mesmo não gere impactos significativos ao meio ambiente. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo de analisar a eficiência de um sistema de tratamento de efluentes de uma empresa de papel e celulose do município de Caçador/SC. Para o desenvolvimento do trabalho foi analisado os parâmetro de pH, temperatura, dureza, alcalinidade, condutividade elétrica, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda química de oxigênio e demanda biológica de oxigênio do efluente bruto e do efluente tratado, onde os valores de lançamento foram comparados com a Resolução do CONAMA 430/2011 e a Lei Estadual 14.675/09. A estação de tratamento do estudo apresenta uma eficiência de remoção de 99,43% de sólidos totais, 82,05% de DQO,77,62% de dureza e 71,69% de DBO. O sistema em questão não presenta uma conformidade ambiental para o parâmetro de DBO. Assim, é preciso do acompanhamento da eficiência do sistema de tratamento de efluentes, buscando uma adequação ambiental da empresa em acordo com a legislação ambiental vigente.

Biografia do Autor

Kathelyn Katy Tilha, UNIARP

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Roger Francisco Ferreira de Campos, UNIARP

Engenheiro Ambiental e Sanitarista, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Daiane Cristine Kuhn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Engenheira Ambiental e Sanitarista, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e é doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Thomaz Aurélio Pagioro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Biólogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre e doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Artigos