ANÁLISES DE EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CELULOSE DE PAPEL NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR – SC
Palabras clave:
Estação de Tratamento de Efluente. Análise de eficiência. Corpos Hídricos.Resumen
Em um mundo cheio de preocupações com o meio ambiente, muitas empresas estão lançando seus efluentes nos corpos hídricos, portanto, existe a necessidade de um monitoramento ambiental na qualidade do efluente conforme parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais, para que o mesmo não gere impactos significativos ao meio ambiente. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo de analisar a eficiência de um sistema de tratamento de efluentes de uma empresa de papel e celulose do município de Caçador/SC. Para o desenvolvimento do trabalho foi analisado os parâmetro de pH, temperatura, dureza, alcalinidade, condutividade elétrica, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda química de oxigênio e demanda biológica de oxigênio do efluente bruto e do efluente tratado, onde os valores de lançamento foram comparados com a Resolução do CONAMA 430/2011 e a Lei Estadual 14.675/09. A estação de tratamento do estudo apresenta uma eficiência de remoção de 99,43% de sólidos totais, 82,05% de DQO,77,62% de dureza e 71,69% de DBO. O sistema em questão não presenta uma conformidade ambiental para o parâmetro de DBO. Assim, é preciso do acompanhamento da eficiência do sistema de tratamento de efluentes, buscando uma adequação ambiental da empresa em acordo com a legislação ambiental vigente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).