ESTUDO DE PATOLOGIAS DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS NA CIDADE DE CAÇADOR / SC

Autores

  • Ana Carla da Silva Czrnhak UNIARP
  • Nelso Lucio Huber UNIARP.
  • Luciane Dusi Doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Patologias. Pavimentos. Deterioração. Asfálticos. Índice de Gravidade Global.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo das patologias em uma via urbana na cidade de Caçador/SC, com o objetivo de fazer uma análise superficial do estado de deterioração do pavimento. O trecho escolhido foi a Rua Primeiro de Maio por se tratar de um trecho de grande incidência de veículos leves e pesados. Para efeitos de análise, o estudo foi baseado no Procedimento DNIT-PRO 006/2003, foram realizados os levantamentos de campo num trecho de 200 metros de extensão, com estacas a cada 20 metros. Com os resultados obtidos através da análise feita em campo pode-se calcular o Índice de Gravidade Individual (IGI) e o Índice de Gravidade Global (IGG) classificando assim o nível de deterioração do pavimento. O resultado obtido foi que a via de estudo encontra-se em péssimo estado de conservação e um dos principais fatores que influenciou este resultado é a grande incidência de veículos pesados que transitam no pavimento tendo em vista que manutenções não são feitas no local.

Biografia do Autor

Ana Carla da Silva Czrnhak, UNIARP

Acadêmica Egressa do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Nelso Lucio Huber, UNIARP.

Professor Orientador. Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Maria- RS, Pós Graduado (Mestre) em Infraestrutura e Gerencia Viária, pela Universidade Federal de Santa Catarina e docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Campus Caçador/RS.

Luciane Dusi, Doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutoranda em Enga. Sanitária Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enga. Sanitária Ambiental pela UFSC. Professora do curso de Engenharia Civil da UNIARP, Campus Caçador/SC.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Artigos