ANÁLISE DE CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO EM EDIFICAÇÃO PARA FINS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LABORATORIAIS EM FRAIBURGO-SC

Autores

  • Eduarda Rizzo
  • Natália Cristina Thiem Bleichvel Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Resumo

O fogo é um dos elementos essenciais para a sobrevivência e evolução da humanidade, contudo, quando fora de controle, é capaz de gerar grandes destruições. Por meio da ocorrência de diversos eventos, os quais trouxeram a população um pânico de incêndio, foram sendo desenvolvidas medidas e legislações com a principal finalidade de proporcionar maior proteção de edificações e de vidas.  No entanto, apesar das diversas legislações e fiscalizações, com este intuito, atualmente ainda existem diversas edificações que negligenciam a execução de medidas protetivas contra incêndio, com a finalidade de diminuição de custos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o custo de implantação de projeto preventivo contra incêndio de uma edificação, para fins de prestação de serviços laboratoriais na cidade de Fraiburgo/SC, em cumprimento as normas vigentes do Corpo de Bombeiros Militar. Para atingir o objetivo estipulado, empregou-se o método de pesquisa bibliográfica, como ponto de partida. Dessa forma, foi elaborado o dimensionamento dos sistemas de prevenção contra incêndio da edificação, de acordo com as exigências estipuladas pelas instruções normativas. Após esta etapa, foi possível a elaboração do quantitativo dos materiais dimensionados com seus respectivos custos, por meio do auxílio das tabelas SINAPI e DEINFRA. Ao dimensionar os elementos indispensável em atendimento as normas técnicas e exigências legais, foi alcançado o objetivo principal, obtendo a análise do custo final para a execução dos elementos, e também a conclusão do sistema preventivo que apresenta maior custo em relação aos demais.

Biografia do Autor

Eduarda Rizzo

Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Natália Cristina Thiem Bleichvel, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Professora, Especialista do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Edição

Seção

Artigos