ANÁLISE DE CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO EM EDIFICAÇÃO PARA FINS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LABORATORIAIS EM FRAIBURGO-SC
Abstract
O fogo é um dos elementos essenciais para a sobrevivência e evolução da humanidade, contudo, quando fora de controle, é capaz de gerar grandes destruições. Por meio da ocorrência de diversos eventos, os quais trouxeram a população um pânico de incêndio, foram sendo desenvolvidas medidas e legislações com a principal finalidade de proporcionar maior proteção de edificações e de vidas. No entanto, apesar das diversas legislações e fiscalizações, com este intuito, atualmente ainda existem diversas edificações que negligenciam a execução de medidas protetivas contra incêndio, com a finalidade de diminuição de custos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o custo de implantação de projeto preventivo contra incêndio de uma edificação, para fins de prestação de serviços laboratoriais na cidade de Fraiburgo/SC, em cumprimento as normas vigentes do Corpo de Bombeiros Militar. Para atingir o objetivo estipulado, empregou-se o método de pesquisa bibliográfica, como ponto de partida. Dessa forma, foi elaborado o dimensionamento dos sistemas de prevenção contra incêndio da edificação, de acordo com as exigências estipuladas pelas instruções normativas. Após esta etapa, foi possível a elaboração do quantitativo dos materiais dimensionados com seus respectivos custos, por meio do auxílio das tabelas SINAPI e DEINFRA. Ao dimensionar os elementos indispensável em atendimento as normas técnicas e exigências legais, foi alcançado o objetivo principal, obtendo a análise do custo final para a execução dos elementos, e também a conclusão do sistema preventivo que apresenta maior custo em relação aos demais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Eduarda Rizzo, Natália Cristina Thiem Bleichvel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).