LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE LOTEAMENTOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC
Keywords:
Licenciamento ambiental. Loteamentos. Desenvolvimento sustentável.Abstract
Este artigo aborda os aspectos legais do licenciamento ambiental de loteamentos no município de Caçador/SC. Têm por objetivo relatar as fases do licenciamento ambiental junto ao órgão ambiental estadual (FATMA), as características legais para a implantação de loteamentos; competência do órgão licenciador e da concessão das licenças prévia, de instalação e operação; prazos de validade e análise para a concessão das licenças; e os estudos ambientais exigidos. A pesquisa desenvolvida tem como público alvo, o poder público e a parte privada, como empresas e ao povo comum, para auxiliar na fiscalização, e incentivo ás empresas a atenderem as condicionantes e exigências do licenciamento. A metodologia adotada se dará através de pesquisas bibliográficas, leis, diretrizes em acervos digitais, baseando-se no método dogmático. Serão apontados ainda as características da implantação dos loteamentos conforme Lei Complementar nº 89/06, que dispõe sobre o Plano Diretor, Lei Complementar nº 128/08, que dispõe sobre o parcelamento do solo, e a Lei Complementar nº 168/10, que dispõe sobre o zoneamento, todos do município de Caçador. A partir dos apontamentos legais conclui-se que o processo de licenciamento de loteamentos urbanos no município de Caçador é um importante instrumento para a gestão ambiental e execução do planejamento urbano, e que o compromisso de cumprimento da legislação deve ser adotado e respeitado por todos. As pessoas deveriam se preocupar mais com o meio ambiente, pensando em um ambiente ecologicamente equilibrado, socialmente junto e economicamente viável, não esquecendo que as gerações futuras também irão precisar dos recursos ambientais para sobreviver.
Palavras-chave: Licenciamento ambiental. Loteamentos. Desenvolvimento sustentável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).