ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 9° ANO DA ESCOLA C.E.M SÃO SEBASTIÃO DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO, SANTA CATARINA

Authors

  • Letícia Geniqueli Reichardt UNIARP
  • Roger Francisco Ferreira de Campos Doutorando da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Heitor Antônio Cofferri Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).
  • Daiane Cristine Kuhn
  • Thomaz Aurélio Pagioro

Keywords:

Percepção ambiental. Educação Ambiental. Horta escolar.

Abstract

Os problemas relacionados às questões ambientais abrangem todos os níveis de ensino, com deficiências especialmente no ensino médio. A percepção ambiental está associada às estratégias de conscientização e sensibilização presentes na educação ambiental. Com o estudo da percepção há a possibilidade de compreender a relação entre seres humanos e meio ambiente. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção ambiental dos alunos de uma turma do 9° ano da escola C.E.M São Sebastião do município de Fraiburgo/SC. Para a análise da percepção ambiental foi aplicado um questionário semiestruturado, onde as variáveis estão relacionadas com várias questões referentes ao meio ambiente, envolvendo resíduos sólidos, horta orgânica e recursos hídricos – sendo composta de 20 variáveis. Com o estudo foi possível identificar que os alunos não apresentam um conhecimento aprofundado principalmente com relação ao tema reciclagem, porém, percebe-se que reconhecem a importância da preservação do meio ambiente de modo geral. Dessa forma, se fez necessário a aplicação de educação ambiental para suprir a carência pertinente ao assunto. Através da educação ambiental, a escola deve estimular comportamentos ambientalmente corretos sendo aprendidos no dia a dia da vida escolar, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos responsabilizados com o meio ambiente.

Palavras-Chave: Percepção ambiental. Educação Ambiental. Horta escolar.

ABSTRACT

Problems related to environmental issues cover all levels of education, with disabilities especially in secondary education. Environmental perception is associated with the awareness and awareness strategies present in Environmental Education - EE. With the study of perception there is the possibility of understanding the relationship between human beings and the environment. Therefore, the present study aims to analyze the environmental perception of the students of a class of the 9th year of the C.E.M São Sebastião school in the city of Fraiburgo/SC. For the analysis of environmental perception, a semi-structured questionnaire was applied. The variables are related to several issues related to the environment, involving solid waste, organic vegetable garden, water resources - being composed of 20 variables. With the study it was possible to identify that the students do not present in-depth knowledge mainly regarding the subject of recycling, however, it is perceived that they recognize the importance of preserving the environment in general. Thus, it was necessary to apply Environmental Education to fill the need pertinent to the subject. As a way of complementing Environmental Education, a suspended vegetable garden was developed at the site of the study, developed with recyclable materials - pet bottles, with the planting of vegetables, thus providing the rapprochement of students with nature even in small spaces in the urban environment. Through the EE, the school should stimulate environmentally correct behaviors being learned in the daily life of the school, contributing to the development of citizens responsible for the environment.

Key words: Environmental perception. Environmental education. vegetable garden.

Author Biographies

Letícia Geniqueli Reichardt, UNIARP

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador.

Roger Francisco Ferreira de Campos, Doutorando da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Engenheiro Ambiental e Sanitarista, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Heitor Antônio Cofferri, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Graduado em Direito, com especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário de São Paulo e Direito Processual Civil pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo. Pós-graduando em Direito Empresarial pelo Complexo de Ensino Superior – CESUSC de Florianópolis e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Published

2020-07-02

Issue

Section

Artigos