TCC DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL APARTIR DE ABORDAGEM DO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO
Abstract
A realização desta monografia sobre Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) junto ao curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), parte do princípio em que muitos de nossos municípios possuem pouco ou nenhuma informação sobre seus cadastros municipais, e entre as justificativas está a escassez de mão de obra capacitada, falta de incentivos ou até mesmo pela priorização de outros setores pelos agentes da administração pública. Embora a preocupação sobre o tema seja recente, principalmente depois da promulgação da portaria do ministério das cidades (MCID) 511/2009, o termo cadastro esteve presente desde os primórdios, quando as populações começaram a se organizar como sociedade. O cadastro técnico multifinalitário, auxilia a administração pública a melhor projetar os espaços urbanos, o parcelamento de solo e seu zoneamento. Partindo das premissas dos pressupostos básicos do CTM, buscou-se estudar através de projetos, normas e legislações para concepção e regularização de um loteamento urbano, visando contribuir na fundamentação de reflexões relacionadas ao tema. Concluindo-se, observa-se a necessidade de buscar nas bases cadastrais municipais a multifinalidade para além dos fins tributários.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Volney Granemann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).