TRATAMENTO DE ESGOTO POR FOSSA SÉPTICA E UNIDADES COMPLEMENTARES: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FRAIBURGO-SC
Palabras clave:
Esgoto. Tratamento. Fossa séptica. Filtro anaeróbio. SumidouroResumen
O ser humano através do consumo de produtos para sua sobrevivência, acaba por lançar diferentes tipos de resíduos no meio ambiente. Assim, necessita desenvolver formas para tratá-los, para que não ocorram problemas à saúde humana e ambiental. Pelo grande déficit em tratamento de esgoto no Brasil, a inserção de sistemas simples de tratamento de esgoto como solução, se torna uma opção atraente. Fraiburgo-SC (cidade estudada) adota como solução para tratar esgotos a utilização de fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro, trabalhando em conjunto. Visto isso, são objetivos deste trabalho além de realizar uma pesquisa bibliográfica, efetuar a elaboração de um projeto de tratamento de esgoto dos sistemas para a cidade em questão, com respectiva escolha de materiais, orçamento e construção de um manual de operação para o usuário.
Palavras-Chave: Esgoto. Tratamento. Fossa séptica. Filtro anaeróbio. Sumidouro.
ABSTRACTThe human being through the consumption of products for their survival, ends up launching different types of waste in the environment. Thus, it needs to develop ways to treat them, so that there are no human and environmental health problems. Due to the large deficit in sewage treatment in Brazil, the insertion of simple sewage treatment systems as a solution becomes an attractive option, Fraiburgo-SC (studied city) adopts as a solution to treat sewage use septic tank, anaerobic filter and sink, Working together. Given this, the objective of this work is to perform a bibliographical research, to prepare a wastewater treatment project for the city in question, with a choice of materials, budget and construction of an operation manual for the user.
Keywords: Sewage. Treatment. Septic tank Anaerobic filter. Sink.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).