ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO POTENCIAL USO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM ARGAMASSA DE RESTAURAÇÃO
Palabras clave:
Argamassa, Resíduo, Restauração.Resumen
Argamassas são misturas de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água. Ao longo da sua produção e utilização, muitos componentes têm sido empregados como aglomerantes, tais como a argila, o gesso e a cal. No Brasil, até meados do século XIX, a cal era o aglomerante empregado em argamassas de revestimento e de assentamento de alvenaria. Segundo Souza (2013), as argamassas históricas assumiram papel importante na conservação do patrimônio edificado pois além da preservação do substrato, representam a história de um povo em um determinado período, através dos materiais e técnicas utilizados na sua confecção. A utilização dos resíduos de construção e demolição (RCD) como agregado reciclado está sendo pesquisado para as mais variadas aplicações. Este artigo traz uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar o comportamento do resíduo de construção e demolição em argamassas de restauração de edificações históricas. Foram estudadas três publicações sobre o assunto, sendo uma com a utilização de resíduo de polimento de porcelanato, uma utilizando resíduo de vidro e a terceira com a incorporação de resíduo de cerâmica. A partir destes estudos foi concluído que Resíduo de Construção e Demolição pode ser utilizado como agregado reciclado em obras de restauração, desde que, na formulação das argamassas de substituição sejam atendidas as características das argamassas preexistentes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).