VITALIDADE URBANA: A GASTRONOMIA COMO PRÁTICA PARA RESSIGNIFICAÇÃO DE ESPAÇOS DE USO COMUM
Resumen
A vitalidade urbana é essencial para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das cidades. Promover a interação social diante da atual configuração das cidades, moldada ao longo do processo de urbanização, requer mudanças. O objetivo geral deste artigo é investigar os fenômenos relacionados à vitalidade urbana, sua importância para a construção de sociedades mais inclusivas e seguras, bem como estudar a gastronomia como prática para ressignificação de espaços de uso comum. Os resultados foram obtidos através de fundamentação teórica, estudo de boas práticas pautadas em experiências empíricas à luz de diversos autores e análise morfológica da área central do município de Caçador para investigação da ocorrência da vitalidade urbana, tal qual ela acontece. Constata-se que atividades predominantemente comerciais geram um tipo de vitalidade peculiar e necessária, mas, a combinação de estratégias e ambientes que valorizem o bem-estar dos munícipes tem potencial para atrair usuários dispostos a permanecer no local, promovendo a vitalidade urbana desejada e o desenvolvimento das cidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Majurie Zavascki, Cláudia Maté
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).