MORADIA ESTUDANTIL: A INFLUÊNCIA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
STUDENT HOUSING: THE INFLUENCE ON STUDENT RETENTION IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3438Palavras-chave:
Acadêmicos, Diretrizes projetuais, HabitaçãoResumo
A graduação é uma etapa importante e decisiva para a inclusão no mercado de trabalho. A busca pelo ensino superior vem aumentando e os estudantes procuram por instituições de ensino de qualidade, muitas vezes localizadas em cidades diferentes de onde residem. Algumas cidades oferecem moradias estudantis, que têm como objetivo facilitar o deslocamento e a rotina dos estudantes, podendo ou não estar vinculadas às instituições de ensino. Este estudo tem como objetivo compreender como a moradia estudantil, e a qualidade de seu espaço, influenciam o desempenho dos estudantes universitários. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e foram analisadas moradias estudantis, observando aspectos arquitetônicos para a elaboração posterior de diretrizes projetuais para a construção de uma moradia estudantil em Caçador. Através da análise dos projetos, pode-se concluir que a arquitetura tem uma influência positiva nos residentes por meio das formas, cores e disposição espacial. Conclui-se também que a presença de moradias mais acessíveis aos estudantes aumenta a sua qualidade de vida e desempenho acadêmico, corroborando para o aumento dos índices de permanência nas instituições de ensino superior.
Abstract
Undergraduate education is an important and decisive step towards inclusion in the job market. The demand for higher education is increasing, and students tend to choose high-quality educational institutions, often located in cities different from where they reside. Some cities offer student housing, with or without a connection to educational institutions, which aims to facilitate their commuting and routine, this study aimed to understand how student housing, and the quality of its space, affects the performance of undergraduate students. To achieve this goal, a literature review was conducted and student housing was analyzed, observing architectural aspects for the subsequent development of design guidelines for student housing in Caçador. Through the analysis of the projects, it can be concluded that architecture positively influences residents through forms, colors, and spatial disposition. It is also concluded that the presence of more accessible housing for students increases their quality of life and academic performance, contributing to an increase in retention rates in higher educational institutions.
Referências
ARAÚJO, Alexandra M. Sucesso no Ensino Superior: uma revisão e conceptualização. Revista de Estudios e Investigación En Psicología y Educación, Porto, v. 4, n. 2, p. 132-141, dez., 2017. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt:8080/bitstream/ 11328/2554/1/document-13.pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.
ASSIS, Anna Carolina Lili de et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina – Gual, Florianópolis, p. 125-146, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3193/319329765009.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 abr. 2022.
CHOAS, Mona Lisa L. S. Sobre as características do espaço arquitetônico
DOS SANTOS FILHO, Adelmo; JACINTO, Pablo Mateus S. O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 382 - 397, ago., 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ abatira/article/view/10226. Acesso em 10 jun. 2022.
GARRIDO, Edleusa Nery. A experiência da moradia estudantil universitária: impactos sobre seus moradores. Psicologia: Ciência e Profissão, Local, v. 35, n. 3, p. 726-739, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Q5SWftTqx5QbnYLQFm3LZZb/?lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2022.
GONZÁLEZ, María Francisca. Moradia Estudantil Lucien Cornil / A+Architecture. ArchDaily Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/891349/moradia-estudantil-lucien-cornil-a-plus-architecture. Acesso em: 27 mai. 2022.
GONZÁLEZ, María Francisca. Moradia Estudantil Olympe de Gouges / ppa architectures. ArchDaily Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/897225/moradia-estudantil-olympe-de-gouges-ppa-architectures. Acesso em: 27 mai. 2022.
HINTERHOLZ, Marcos Luiz. Tácitas e marginais: memórias das casas de estudante autónomas de Porto Alegre e as possibilidades para a história da educação. História da Educação, [s. l.], v. 21, n. 51, p. 435-448, abr., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ heduc/a/45ssmsxTcjNFwwmnF8t4RTs/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2022.
IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina. Registro Acadêmico Informações TCC Acadêmico. Destinatários: Acauê Zanella. Caçador, 24 mai. 2022. 1 mensagem eletrônica.
JESUS, Luciana Oliveira de et al. Promoção da Saúde em moradia estudantil: Desafios para o fortalecimento da coletividade. Revista Psicologia em Pesquisa, [s. l.], v. 11, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23445. Acesso em: 10 jun. 2022.
JULIÃO, Cassiano Roberto F.; PEREIRA, Luiz Ismael; FERREIRA, Marco Aurélio M. O impacto do programa nacional de assistência estudantil no desempenho dos discentes brasileiros de baixa renda. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Viçosa, v. 15, n. 1, p. 203-225, mar., 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article /view/84021. Acesso em 27 abr. 2022.
LACERDA, Izabella P.; VALENTINI, Felipe. Impacto da moradia estudantil no desempenho acadêmico e na permanência na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, Niterói, v. 22, p. 413-423, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kPkh TBrFRcNFsj6MxFhp7Bx/?lang=pt&format=html. Acesso em: 23 abr. 2022.
MARTINS, Antonio C. P. Ensino superior do Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirurgica Brasileira, Ribeirão Preto, v. 17, n. 13, p. 4-6, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/ 8jQH56v8cDtWGZ8yZdYjHHQ/?lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2022.
MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, Dominique G.; SOUZA, Fabiano S. Breve histórico acerca da criação das universidades do Brasil. Educação Pública, [s. l.], v. 19, n. 5, n.p. 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/15468/brevehistóricoacerca dacriacaodasuniversidadesnoBrasil.pdf. Acesso em 10 jun. 2022.
MULLER, Hyago M. B.; MONETTI, Eliane; MARQUES NETO, José da Costa. Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing. Ambiente Construído, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 27-47, dez., 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/VNTW RDCgQs CG9gqLKWfTXTQ/?lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2022.
OSSE, Cleuser M. C. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 28, n. 1, p. 115-122, mar., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/jXj8kc8WmhVHGsY3J3Y9Stn/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2022.
PINTOS, Paula. Moradia Estudantil na Dickinson College / Deborah Berke Partners. ArchDaily Brasil. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/917535/moradia-estudantil-na-dickinson-college-deborah-berke-partners?ad_source =search&ad_medium=search_result_all. Acesso em 27 mai. 2022.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues F.; PONTES, Verônica Maria A.; SILVA, Etevaldo A. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexao Uepg, Rio Grande do Norte, v. 13, n. 1, p. 52-65, 2017. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Disponível em: https://www.revistas.uepg. br/index.php/conexao/article/ view/9097. Acesso em: 06 jun. 2022.
SEMESP – Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. Dados Brasil. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa-do-ensino-superior/edicao-11/dados-brasil/introducao/. Acesso em: 27 mai. 2022.
SOUSA, Lívia Mesquita de. Significados e sentidos das casas estudantis: um estudo com jovens universitários. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. Disponível em: http://tede2. pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2004. Acesso em: 23 abr. 2022.
UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Secretaria Académica UNIARP. Dados UNIARP - Pesquisa de TCC. Destinatários: Acauê Zanella. Caçador, 25 mai. 2022. 1 mensagem eletrônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Professare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).