MORADIA ESTUDANTIL: A INFLUÊNCIA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

STUDENT HOUSING: THE INFLUENCE ON STUDENT RETENTION IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3438

Palavras-chave:

Acadêmicos, Diretrizes projetuais, Habitação

Resumo

A graduação é uma etapa importante e decisiva para a inclusão no mercado de trabalho. A busca pelo ensino superior vem aumentando e os estudantes procuram por instituições de ensino de qualidade, muitas vezes localizadas em cidades diferentes de onde residem. Algumas cidades oferecem moradias estudantis, que têm como objetivo facilitar o deslocamento e a rotina dos estudantes, podendo ou não estar vinculadas às instituições de ensino. Este estudo tem como objetivo compreender como a moradia estudantil, e a qualidade de seu espaço, influenciam o desempenho dos estudantes universitários. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e foram analisadas moradias estudantis, observando aspectos arquitetônicos para a elaboração posterior de diretrizes projetuais para a construção de uma moradia estudantil em Caçador. Através da análise dos projetos, pode-se concluir que a arquitetura tem uma influência positiva nos residentes por meio das formas, cores e disposição espacial. Conclui-se também que a presença de moradias mais acessíveis aos estudantes aumenta a sua qualidade de vida e desempenho acadêmico, corroborando para o aumento dos índices de permanência nas instituições de ensino superior.

Abstract

 Undergraduate education is an important and decisive step towards inclusion in the job market. The demand for higher education is increasing, and students tend to choose high-quality educational institutions, often located in cities different from where they reside. Some cities offer student housing, with or without a connection to educational institutions, which aims to facilitate their commuting and routine, this study aimed to understand how student housing, and the quality of its space, affects the performance of undergraduate students. To achieve this goal, a literature review was conducted and student housing was analyzed, observing architectural aspects for the subsequent development of design guidelines for student housing in Caçador. Through the analysis of the projects, it can be concluded that architecture positively influences residents through forms, colors, and spatial disposition. It is also concluded that the presence of more accessible housing for students increases their quality of life and academic performance, contributing to an increase in retention rates in higher educational institutions.

Biografia do Autor

Cláudia Maté, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre. Coordenadora e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp, Caçador, SC, Brasil.

Ana Lúcia Córdova Wandscheer, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestra no programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído com a linha de pesquisa em Comportamento Ambiental do Espaço Urbano e das edificações (2022); Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PósARQ/UFSC; Pós-graduanda em Gerontologia no Centro de Educação em Saúde Abram Szajman do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein; Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar na Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2015); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1996); Sócia proprietária do escritório de arquitetura Progetare Arquitetura e Interiores, professora do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, e atua no Projeto de Monitoria - Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP. Tem experiência na área de Arquitetura, Paisagismo, Acessibilidade e Arquitetura de Interiores.

Levi Hulse , Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI - SC. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2010) e graduado em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006). Advogado com a OAB/SC 31.986. Coordenador do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Desenvolvimento  e  Sociedade  e  Profissional ( Mestrado e Doutorado) e Professor no Programa em   Educação Básica ( Mestrado e Doutorado)    da    Universidade    Alto   Vale    do    Rio   do    Peixe – UNIARP. Editor da Revista Ponto de Vista Jurídico – UNIARP. E-mail: levi@uniarp.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-9974-6325. O autor agradece ao Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina através do edital 054/2022, pelo apoio financeiro.

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Publicado

2025-02-13

Como Citar

Zanella, A., Maté, C., Wandscheer, A. L. C., & Hulse , L. (2025). MORADIA ESTUDANTIL: A INFLUÊNCIA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: STUDENT HOUSING: THE INFLUENCE ON STUDENT RETENTION IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS. Professare, 13(00), e3438. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3438

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