PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL E SEU COMPROMISSO COM O BEM-ESTAR INDIVIDUAL E A MELHORA DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM COM OS OUTROS E COM O MEIO AMBIENTE

PROFESSIONAL MASTER'S EDUCATIONAL PRODUCTS AND ITS COMMITMENT TO INDIVIDUAL WELL-BEING AND IMPROVING RELATIONSHIPS ESTABLISHED WITH OTHERS AND WITH THE ENVIRONMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2958

Palavras-chave:

Educação, Criatividade, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar produtos educacionais que resultaram de três dissertações vinculadas ao Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, no estado de Santa Catarina. São produtos educacionais que têm como ponto de convergência o compromisso com um ensino transdisciplinar e ecoformador, dinamizado por meio de aulas práticas, criativas, contextualizadas e globalmente conectadas por vincular as atividades aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos na Agenda 2030, em especial os de número três e quatro, os quais dizem respeito à educação, à saúde e ao bem-estar. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa. Os resultados da análise indicam que as atividades propostas nos produtos educacionais pretendem proporcionar aos professores, aos estudantes e à comunidade escolar experiências que colaborem com a melhoria das relações intra e interpessoais, bem como para a preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Educação. Criatividade. Sustentabilidade.

 

ABSTRACT

This article aims to present educational products that resulted from three dissertations linked to the Professional Master's Degree in Basic Education (PMDBE) at the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP), Caçador, in the state of Santa Catarina. They are educational products whose point of convergence is the commitment to transdisciplinary and eco-training teaching, dynamized through practical, creative, contextualized and globally connected classes by linking activities to the Sustainable Development Goals (SDGs), proposed in the 2030 Agenda, in especially those numbered three and four, which concern education, health and well-being. Methodologically, we opted for bibliographic research and a qualitative approach. The results of the analysis indicate that the activities proposed in the educational products intend to provide teachers, students and the school community with experiences that collaborate with the improvement of intra and interpersonal relationships, as well as for the preservation of the environment.

Keywords: Education. Creativity. Sustainability.

Biografia do Autor

Eduardo Langner Neri

Mestre em Educação Básica. Mestrado Profissional. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador (SC). Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com Ênfase Em Biologia e Física. Graduação em Ciências Biológicas. Universidade Paranaense (UNIPAR), Umuarama. Professor de Biologia e Ciências, Caçador (SC).

Silvia Adriany Kochan Marcon, Colégio Estadual Judith Simas Canellas – União da Vitória (PR)

Mestre em Educação Básica. Mestrado Profissional. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador (SC). Especialista em Projeto Faculdade Vai a Escola – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil. Especialista em Educação Especial – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUV). Graduada em Educação Física – FACEPAL, Palmas (PR). Professora de Educação Física no Colégio Estadual Judith Simas Canellas – União da Vitória (PR).

Silvia Laís Cordeiro, Rede Municipal de Ensino de União da Vitória (PR)

Mestre em Educação Básica. Mestrado Profissional. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador (SC). Especialista em Educação Inclusiva e Especial – Faculdade Futura. Especialista em Psicopedagogia Práticas Interventivas – Instituto Superior Tupy. Graduada em Pedagogia – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV). Professora na rede municipal de ensino de União da Vitória (PR).

Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR), Argentina. Professor do programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador (SC).

Levi Hülse, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI - SC. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2010) e graduado em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006). Advogado com a OAB/SC 31.986. Docente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Editor da Revista Ponto de Vista Jurídico – UNIARP.

Referências

CORDEIRO, Silvia Laís. Práticas emergentes e criativas para a sustentabilidade: portfólio com ações metodológicas para a escola Dille Testi Capriglione. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

GARCIA, Fabiana Aparecida Silva; SILVA, Patrícia Cristina Santos. ODS 4: Práticas Sustentáveis na Educação Infantil. In: SARTORI, Maria Aparecida; TAVARES, Sergio Marcus Nogueira; PINATO, Tassiane Boreli (org.). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: experiências educativas inovadoras, segunda parte. São Paulo: Metodista, 2020. p. 36-46.

GASPAR, Tania; MATOS, Margarida Gaspar de; RIBEIRO, José Luís Pais; LEAL, Isabel. Qualidade de vida e bem-estar em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva. v. 2, n. 2, p. 47-60, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872006000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 set. 2022.

LEAL, Adália Maria Dias Palma; FLÓRIO, Flávia Martão; ZANIN, Luciane. Relação entre qualidade de vida e felicidade subjetiva de adolescentes escolares. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [s. l.], v. 33, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2020.10159. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/10159. Acesso em: 12 ago. 2021.

MARCON, Silvia Adriany Kochan. Programa Bem-Estar na escola (PB-Estar): uma proposta para melhorar a qualidade de vida de adolescentes dos 6º aos 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2022.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução Leneide Duarte e Clarisse Meireles. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

NERI, Eduardo Langner. Manual de aulas práticas de zoologia para a educação básica: uma alternativa para docentes de ciências e biologia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Trion, 2018.

PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

SÁ, Ricardo Antunes. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, Ricardo Antunes; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019. p. 17-64.

SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, [s. l.], v. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v18i0.13428. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/13428. Acesso em: 20 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Neri, E. L. ., Marcon, S. A. K. ., Cordeiro, S. L., Rocha, R. E. R. da ., & Hülse, L. . (2022). PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL E SEU COMPROMISSO COM O BEM-ESTAR INDIVIDUAL E A MELHORA DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM COM OS OUTROS E COM O MEIO AMBIENTE: PROFESSIONAL MASTER’S EDUCATIONAL PRODUCTS AND ITS COMMITMENT TO INDIVIDUAL WELL-BEING AND IMPROVING RELATIONSHIPS ESTABLISHED WITH OTHERS AND WITH THE ENVIRONMENT. Professare, 11(1), e2958-e2958. https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2958

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)