PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL E SEU COMPROMISSO COM O BEM-ESTAR INDIVIDUAL E A MELHORA DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM COM OS OUTROS E COM O MEIO AMBIENTE
PROFESSIONAL MASTER'S EDUCATIONAL PRODUCTS AND ITS COMMITMENT TO INDIVIDUAL WELL-BEING AND IMPROVING RELATIONSHIPS ESTABLISHED WITH OTHERS AND WITH THE ENVIRONMENT
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2958Palabras clave:
Educação, Criatividade, SustentabilidadeResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar produtos educacionais que resultaram de três dissertações vinculadas ao Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, no estado de Santa Catarina. São produtos educacionais que têm como ponto de convergência o compromisso com um ensino transdisciplinar e ecoformador, dinamizado por meio de aulas práticas, criativas, contextualizadas e globalmente conectadas por vincular as atividades aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos na Agenda 2030, em especial os de número três e quatro, os quais dizem respeito à educação, à saúde e ao bem-estar. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa. Os resultados da análise indicam que as atividades propostas nos produtos educacionais pretendem proporcionar aos professores, aos estudantes e à comunidade escolar experiências que colaborem com a melhoria das relações intra e interpessoais, bem como para a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Educação. Criatividade. Sustentabilidade.
ABSTRACT
This article aims to present educational products that resulted from three dissertations linked to the Professional Master's Degree in Basic Education (PMDBE) at the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP), Caçador, in the state of Santa Catarina. They are educational products whose point of convergence is the commitment to transdisciplinary and eco-training teaching, dynamized through practical, creative, contextualized and globally connected classes by linking activities to the Sustainable Development Goals (SDGs), proposed in the 2030 Agenda, in especially those numbered three and four, which concern education, health and well-being. Methodologically, we opted for bibliographic research and a qualitative approach. The results of the analysis indicate that the activities proposed in the educational products intend to provide teachers, students and the school community with experiences that collaborate with the improvement of intra and interpersonal relationships, as well as for the preservation of the environment.
Keywords: Education. Creativity. Sustainability.
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