Modelo de dimensões internas e externas para orientar as condições de autorização e de reconhecimento dos Cursos Superiores de Tecnologia

Authors

  • Anderson Antônio Mattos Martins Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v2i2.297

Abstract

O objetivo do presente estudo é propor um modelo de dimensões internas e externas para orientar e avaliar as condições de autorização e de reconhecimento dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST) nas áreas de Gestão e Comércio. Nesse sentido, foram desenvolvidos e estruturados os subsídios teóricos contextualizados baseados na percepção dos avaliadores ad hoc dos CST nas áreas de Gestão e Comércio, nos modelos de avaliações de educação superior existentes, nos critérios utilizados atualmente constantes nos formulários e manuais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e, ainda, na vivência e experiência adquirida pelo pesquisador quando da realização de avaliações dos referidos cursos junto ao Ministério da Educação e Cultura. A busca da qualidade e relevância científica, política e administrativa dos serviços prestados pelos Cursos Superiores de Tecnologia, nas áreas de Gestão e Comércio exigem uma atualização contínua do processo avaliativo para assegurar, assim, um compromisso de transformação social e construção de um conhecimento particular contextualizado.

Palavras-chave: Educação Profissional. Avaliação. Ambiente Externo das Organizações.

ABSTRACT

The aim of this study is to propose a model of internal and external dimensions to guide and evaluate the conditions for authorization and recognition of Higher Technology Courses (CST) in Management and Trade. In this sense, were developed and structured the contextualized theoretical basis based on the perception of ad hoc reviewers of CST in Management and Commerce, the models of existing higher education assessments, the criteria currently used contained on the forms and manuals Professional Education Secretariat and Technology - SETEC and also the experience and expertise acquired by the researcher when conducting assessments of these courses with the Ministry of Education and Culture. The pursuit of quality and scientific relevance, political and administrative services provided by Colleges of Technology in Management and Trade require a continuous update of the evaluation process to ensure thus a commitment to social transformation and construction of a particular knowledge contextualized.

Keywords: Professional Education. Evaluation. External Environment of Organizations.

Published

2014-12-19

How to Cite

Martins, A. A. M. (2014). Modelo de dimensões internas e externas para orientar as condições de autorização e de reconhecimento dos Cursos Superiores de Tecnologia. Professare, 2(2), 66–79. https://doi.org/10.33362/professare.v2i2.297

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