A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO A PARTIR DA PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE NO ENSINO SUPERIOR
THE IMPORTANCE OF DIALOGUE FROM PAULO FREIRE'S DIALOGICAL PEDAGOGY IN HIGHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3359Keywords:
Diálogo, Filosofia na educação, Pedagogia dialógicaAbstract
O presente artigo teve como objetivo compreender a importância do diálogo a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire no Ensino Superior. A pesquisa foi denominada como descritiva e qualitativa, focada na observação do processo educacional e a relação entre educando e educador. Foi realizado um levantamento bibliográfico, que possibilitou uma visão sobre o papel das instituições de Ensino Superior, ao que trata a pedagogia freiriana no processo educacional. O resultado alcançado com os educandos a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire evidenciou que o diálogo é fundamental no processo educacional, bem como no estreitamento da relação entre educando e educador. Concluiu-se que a educação é um processo que visa à emancipação do Ser Humano, no sentido ontológico, e que a universidade deve ser um lugar onde se oportunize a reflexão como agente de transformação, destacando que aquele que ensina aprende e o que aprende de certa forma ensina.
Palavras-chave: Diálogo. Filosofia na educação. Pedagogia dialógica.
ABSTRACT
This article aimed to understand the importance of dialogue based on Paulo Freire's dialogical pedagogy in Higher Education. The research was descriptive and qualitative and focused on observing the educational process and the relationship between student and educator. A bibliographic study provided insight into the role of higher education institutions that Freire's pedagogy deals with in the educational process. The result achieved with students based on Paulo Freire's dialogical pedagogy showed that dialogue is fundamental in the educational process and building up the relationship between student and educator. It was concluded that education is a process that aims at the emancipation of the Human Being, in the ontological sense, and that the university must be a place where reflection is provided as an agent of transformation, highlighting that whoever teaches learns and whoever learns from in a way it teaches.
Keywords: Dialogue. Philosophy in education. Dialogical pedagogy.
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