A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO A PARTIR DA PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE NO ENSINO SUPERIOR

THE IMPORTANCE OF DIALOGUE FROM PAULO FREIRE'S DIALOGICAL PEDAGOGY IN HIGHER EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3359

Keywords:

Diálogo, Filosofia na educação, Pedagogia dialógica

Abstract

O presente artigo teve como objetivo compreender a importância do diálogo a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire no Ensino Superior. A pesquisa foi denominada como descritiva e qualitativa, focada na observação do processo educacional e a relação entre educando e educador. Foi realizado um levantamento bibliográfico, que possibilitou uma visão sobre o papel das instituições de Ensino Superior, ao que trata a pedagogia freiriana no processo educacional. O resultado alcançado com os educandos a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire evidenciou que o diálogo é fundamental no processo educacional, bem como no estreitamento da relação entre educando e educador. Concluiu-se que a educação é um processo que visa à emancipação do Ser Humano, no sentido ontológico, e que a universidade deve ser um lugar onde se oportunize a reflexão como agente de transformação, destacando que aquele que ensina aprende e o que aprende de certa forma ensina.

Palavras-chave: Diálogo. Filosofia na educação. Pedagogia dialógica.

 

ABSTRACT

This article aimed to understand the importance of dialogue based on Paulo Freire's dialogical pedagogy in Higher Education. The research was descriptive and qualitative and focused on observing the educational process and the relationship between student and educator. A bibliographic study provided insight into the role of higher education institutions that Freire's pedagogy deals with in the educational process. The result achieved with students based on Paulo Freire's dialogical pedagogy showed that dialogue is fundamental in the educational process and building up the relationship between student and educator. It was concluded that education is a process that aims at the emancipation of the Human Being, in the ontological sense, and that the university must be a place where reflection is provided as an agent of transformation, highlighting that whoever teaches learns and whoever learns from in a way it teaches.

Keywords: Dialogue. Philosophy in education. Dialogical pedagogy.

Author Biographies

Edson Junior Candatten, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor do Centro de Ciências Sociais e Filosofia e do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras FURB.

Gissele Prette, Centro Universitário de Brusque

Mestra em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e Professora nos cursos de Administração, Gestão Comercial, Pedagogia e Processos Gerenciais no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Marcio de Oliveira Nunes, Centro Universitário de Brusque

Doutor em Engenharia Biomédica, Professor do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e professor do ensino fundamental e médio no Colégio CEPAVI.

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Published

2023-12-30

How to Cite

Candatten, E. J., Prette, G., & de Oliveira Nunes, M. (2023). A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO A PARTIR DA PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE NO ENSINO SUPERIOR: THE IMPORTANCE OF DIALOGUE FROM PAULO FREIRE’S DIALOGICAL PEDAGOGY IN HIGHER EDUCATION. Professare, 12(3), e3359. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3359

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Section

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