FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: DESAFIOS CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS (PESQUISA EM ANDAMENTO)

Authors

  • Neidi Mara Janke Universidade do Contestado, Campus de Concórdia , SC
  • Franciele Fantin Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.637

Abstract

Apresenta-se aqui o quadro de uma pesquisa em andamento, ainda em fase de coleta de dados. A partir de uma reflexão sobre a importância das práticas de leitura para a docência, tem por objetivo investigar a presença de orientações sobre a leitura em cursos de licenciatura, buscando responder as seguintes perguntas: (1) discutir o papel da leitura na construção do capital cultural e simbólico, identificando seu valor social na constituição do sujeito; (2) analisar programas nacionais de incentivo à leitura desenvolvidos pelo governo federal, a fim de verificar como vem se dando a atuação do Estado em políticas de incentivo à leitura no Brasil; (3) verificar a contribuição da leitura na constituição da profissionalização docente; (4) analisar se e como o tema da leitura é abordado nos currículos dos cursos de licenciatura em letras, verificando ênfases e omissões na formação de professores da educação básica.

Palavras-chave: Leitura. Formação docente. Licenciatura.

 

READER TEACHER EDUCATION: CURRICULA CHALLENGES IN DEGREE COURSES IN LETTERS (RESEARCH IN PROGRESS)

ABSTRACT

It is presented here the general picture of an ongoing study, still in the data collection phase. After a reflection on the importance of reading practices for teaching, the study aims to investigate the presence of guidance on reading in degree courses, seeking to answer the following questions: (1) the role of reading in the construction of cultural capital and symbolic, identifying its social value in the constitution of the subject; (2) analyis of national reading incentive programs developed by the federal government in order to see how they have been taking the role of the State in reading incentive policies in Brazil; (3) check the reading contribution in the constitution of teacher professionalization; (4) whether and how the reading of the issue is addressed in the curricula of undergraduate programs in letters, checking emphases and omissions in the basic education teacher training.

Keywords: Reading. Teacher training. Degree courses.

Published

2015-12-17

How to Cite

Janke, N. M., & Fantin, F. (2015). FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: DESAFIOS CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS (PESQUISA EM ANDAMENTO). Professare, 4(2), 97–106. https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.637

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)