A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES FORMATIVAS

TEACHER EDUCATION: FORMATIVE REFLECTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2747

Palavras-chave:

Educação, Função educador, Reexistência, Singularidades, Dignidade humana

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a função educador com vistas a sensibilizar para a resistência enquanto reexistência. A discutir com os pressupostos tradicionais e estigmas que amarra como profissional docente, bem como entender a função educador como princípio humano formativo a fim de superar a visão fragmentada e respeitar as singularidades. Neste ínterim o artigo se apresentará em três seções: A primeira seção irá discutir os pressupostos tradicionais e estigmas de amarra do profissional docente. Na segunda seção as discussões têm como pressuposto entender a função educador como princípio humano formativo. A terceira seção visa reflexões á superar a visão fragmentada em valoração das singularidades. Assim, a educação clama uma ressignificação, é necessário reinventar e atribuir novos significados aos processos educativos, a escola que educa para e com princípios voltados a dignidade humana, uma escola para todos e para cada um numa comunidade humana que atende e prioriza a educação.

Palavras-chave: Educação. Função educador. Reexistência. Singularidades. Dignidade humana.

 

ABSTRACT

This article aims to understand the educator role in order to raise awareness of resistance as a re-existence. Discussing with the traditional assumptions and stigmas that ties as a teaching professional, as well as understanding the educator role as a formative human principle in order to overcome the fragmented vision and respect the singularities. In the meantime, the article will be presented in three sections: The first section will discuss the traditional assumptions and stigma attached to the teaching profession. In the second section, the discussions are presupposed to understand the educator role as a formative human principle. The third section aims at reflections to overcome the fragmented view in valuing singularities. Thus, education calls for a resignification, it is necessary to reinvent and assign new meanings to educational processes, the school that educates for and with principles aimed at human dignity, a school for everyone and for each one in a human community that attends and prioritizes education.

Keywords: Education. Educator role. Reexistence. singularities. Human dignity.

Biografia do Autor

Franciele Fantin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em Educação pela UNOESC

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Fantin, F. (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES FORMATIVAS: TEACHER EDUCATION: FORMATIVE REFLECTIONS. Professare, 10(3), e2747-e2747. https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2747

Edição

Seção

ARTIGOS