A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES FORMATIVAS
TEACHER EDUCATION: FORMATIVE REFLECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2747Palabras clave:
Educação, Função educador, Reexistência, Singularidades, Dignidade humanaResumen
O presente artigo tem como objetivo compreender a função educador com vistas a sensibilizar para a resistência enquanto reexistência. A discutir com os pressupostos tradicionais e estigmas que amarra como profissional docente, bem como entender a função educador como princípio humano formativo a fim de superar a visão fragmentada e respeitar as singularidades. Neste ínterim o artigo se apresentará em três seções: A primeira seção irá discutir os pressupostos tradicionais e estigmas de amarra do profissional docente. Na segunda seção as discussões têm como pressuposto entender a função educador como princípio humano formativo. A terceira seção visa reflexões á superar a visão fragmentada em valoração das singularidades. Assim, a educação clama uma ressignificação, é necessário reinventar e atribuir novos significados aos processos educativos, a escola que educa para e com princípios voltados a dignidade humana, uma escola para todos e para cada um numa comunidade humana que atende e prioriza a educação.
Palavras-chave: Educação. Função educador. Reexistência. Singularidades. Dignidade humana.
ABSTRACT
This article aims to understand the educator role in order to raise awareness of resistance as a re-existence. Discussing with the traditional assumptions and stigmas that ties as a teaching professional, as well as understanding the educator role as a formative human principle in order to overcome the fragmented vision and respect the singularities. In the meantime, the article will be presented in three sections: The first section will discuss the traditional assumptions and stigma attached to the teaching profession. In the second section, the discussions are presupposed to understand the educator role as a formative human principle. The third section aims at reflections to overcome the fragmented view in valuing singularities. Thus, education calls for a resignification, it is necessary to reinvent and assign new meanings to educational processes, the school that educates for and with principles aimed at human dignity, a school for everyone and for each one in a human community that attends and prioritizes education.
Keywords: Education. Educator role. Reexistence. singularities. Human dignity.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução Miguel Serras Pereira. 2009.
ASSMANN, Hugo. Competência e sensibilidade solidária; educar para esperança/ Hugo Assmann, Jung mo Sung. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. A função-educador na perspectiva da biopolítica e da governamentalidade neoliberal. Processo 2016/ 05440-7, Fundação à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ano 14, v.14, n. 244, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
MATURANA, Humberto R., Francisco Varela G. A árvore do conhecimento; As bases biológicas do entendimento humano. Tradução Jonas Pereira do Santos. Editorial Psy II, 1995.
MATURANA, Humberto. De máquinas e seres vivos: autopoiese- a organização do vivo/ Hurberto Maturana Romesin Francisco J. Varela Garcia; 3, ed; trad. Juan Acunã Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORIN, Edgar, 1921-M85c Ciência com consciência / Edgar Morin; tradução de Maria 8ª ed. D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 350p.
PROGOGINE, Ilya. A nova aliança: metamorfose da ciência. Por Ilya Prigogine e Isabelle Syengers. Tradução de Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasilia: Editora Universidade de Brasília, 1997. 247p.
STRIEDER, Roque. Educar para a iniciativa e a solidariedade/Roque Strieder.- 2. Ed.-Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. - - 368 p. - - (Coleção educação).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).