INTRODUÇÃO À ABORDAGEM HISTÓRICO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC
  • Sonia de Fátima Gonçalves Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.18

Resumen

O estudo da história da educação constitui quesito “sine qua non” para o entendimento da problemática atual relacionada ao processo educacional, pois a educação presente é um produto histórico e não uma invenção exclusiva do tempo atual. A história resulta da necessidade que o homem possui de reconstituir o passado, relatando, analisando e interpretando os acontecimentos a partir da reorganização de suas causas em uma ordem cronológica e por meio da seleção daqueles considerados relevantes. A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas. Ao longo de sua história, o desenvolvimento da educação e seus objetivos sempre estiveram condicionados as necessidades econômicas, políticas e sociais de cada civilização em cada época. É necessário romper com a visão natural responsável por ocultar a historicidade da reflexão pedagógica e impedir a compreensão do modo como foram erigidos os discursos científicos na área educativa. Além de possibilitar a compreensão da experiência atual o estudo da história da educação também constitui uma ferramenta para promover a melhoria da educação, visto que ela informa as dificuldades que a educação tem experimentado.

Biografía del autor/a

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar. Docente e Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).  Endereço: Rua D. Pedro II, nº 176, Apto. 402 – 88101-320, São José (SC) Brasil. E-mail: adelcio@redelnet.com.br.

Sonia de Fátima Gonçalves, Uniarp, Caçador, SC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (1992) , graduação em História pela Universidade do Contestado (1996) , graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (1992) , graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (1992) , graduação em História pela Universidade do Contestado (1996) e mestrado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado e PROFESSORA da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: SINDICALISMO, MOVIMENTO OPERÁRIO. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4813874292949682

Publicado

2012-07-06

Cómo citar

Santos, A. M. dos, & Gonçalves, S. de F. (2012). INTRODUÇÃO À ABORDAGEM HISTÓRICO EDUCACIONAL. Professare, 1(1), 67–84. https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.18

Número

Sección

ARTIGOS