A LITERATURA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: “O ATENEU”, DE RAUL POMPÉIA, E OS IMPACTOS PSÍQUICOS DOS PROCESSOS VERBAIS

Autores/as

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC
  • Ana Paula Carneiro Canalle Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v2i1.218

Resumen

Este artigo colima o escopo de, a partir do texto composto por Raul Pompéia intitulado O Ateneu, analisar e explicar que o gênero literário, romance, fornece abundante subsídio com capacidade de servir como fonte para pesquisa em Educação. O referido texto é considerado um dos livros mais importantes do Realismo brasileiro e versa sobre o personagem Sérgio, já adulto, que a partir de uma narrativa descreve sua experiência como aluno interno do Colégio Ateneu. Trata-se o romance de um gênero literário que tem como pressuposto representar a realidade, intercalando, na narrativa, características psicológicas e socioculturais da época em que foi escrito, contribuindo, a partir do estudo da linguagem, de forma eficaz, para agregar valor às pesquisas da Psicologia em Educação. Importante ressaltar que, na medida em que os atores envolvidos no processo de aprendizagem dispuserem de informações a respeito dos conteúdos, maiores serão as oportunidades de melhoramento das atividades pedagógicas. Evidenciando-se, destarte, o amplo valor heurístico dos estudos psíquicos para a Educação e a exigência de se efetivar maior simultaneidade entre a Psicologia e a Pedagogia pela sinergia, gerando maior eficácia cognitiva.

Palavras-chave: Literatura. Educação. Impactos.

ABSTRACT

This article aims to analyse and explain the literary genre novel, based on the “O Ateneu” novel, written by Raul Pompeia, since it provides abundant material for research in education . The before named text is considered one of the most important books of Brazilian Realism and deals with Sergio as an adult character in a narrative that describes his experience as an internal student of the Ateneu School. The novels are a part of the  literary genre that intends to show reality , merging into the narrative psychological and sociocultural characteristics of the historical period it was written. These factors, in addition to the study of language may effectively add value to searches of Psychology in Education . It is important to highlight that the more the parts involved on the educational process have information about the contents, the better developed will be the teaching activities. Importantly, to the extent that the actors involved in the learning process has information about the content , the greater the opportunities for improving educational activities . Thus, we evidence the broad heuristic value of psychic studies for Education and the requirement to conduct a closer alignment between Psychology and Pedagogy from the synergy , yielding greater cognitive efficiency .

Keywords: Literature . Education. Impacts .

Biografía del autor/a

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

Ana Paula Carneiro Canalle, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Caçador, SC

Coordeandora do Curso de Letras da UNIARP.

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

dos Santos, A. M., & Canalle, A. P. C. (2013). A LITERATURA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: “O ATENEU”, DE RAUL POMPÉIA, E OS IMPACTOS PSÍQUICOS DOS PROCESSOS VERBAIS. Professare, 2(1), 110–128. https://doi.org/10.33362/professare.v2i1.218

Número

Sección

ARTIGOS

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