ALÉM DA PRESCRIÇÃO: COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PODE IMPACTAR NO USO DAS DROGAS VASOATIVAS

BEYOND THE PRESCRIPTION: HOW HEALTH EDUCATION CAN IMPACT ON THE USE OF VASOACTIVE DRUGS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3054

Palabras clave:

Drogas vasoativas. Educação em saúde. Equipe multiprofissional.

Resumen

As Drogas Vasoativas (DVAs) são medicamentos utilizados em pacientes que apresentam descompensação dos sistemas vitais ou que possuem risco de morte aumentado. Estes medicamentos necessitam de prescrição médica e requerem cuidados especiais em seu uso, uma vez que, devido a sua potência podem ocorrer alterações efetivas nos parâmetros vitais do indivíduo, ademais, a indicação inadequada pode levar a descompensações no quadro de saúde do paciente. Neste contexto a educação em saúde torna-se indispensável para que o uso de DVAs seja seguro e efetivo. OBJETIVO: conhecer quais as ações em educação em saúde que tornam o uso de drogas vasoativas mais seguro. MÉTODO: Revisão sistemática realizada por meio dos descritores “Cardiovascular Agents AND Education, Public Health Professional” que foram lançados nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Science Direct. RESULTADOS: As buscas resultaram em 166 artigos que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão não se adequaram a presente pesquisa, sendo realizado uma pesquisa por artigos que respondessem parcialmente os critérios de inclusão e exclusão. CONCLUSÕES: Dentre os profissionais que trabalham com drogas vasoativas, os médicos relatam pouco conhecimento quanto aos processos de segurança relacionados a estas drogas e a equipe de enfermagem dúvidas quanto a sua diluição, aplicação, efeitos e riscos destes medicamentos. Em relação a capacitação, a equipe de enfermagem é a que mais se capacita com cursos de atualização sobre a temática das DVAS e os médicos são resistentes a participar destes processos de aprimoramento.

Palavras-chave: Drogas vasoativas. Educação em saúde. Equipe multiprofissional.

 

ABSTRACT

Vasoactive Drugs (VADs) are drugs used in patients who present decompensation of vital systems or who have increased risk of death. These drugs require medical prescription and require special care in their use, since, due to their potency, there may be effective changes in the vital parameters of the individual, moreover, the inappropriate indication can lead to decompensation in the patient's health condition. In this context, health education becomes indispensable for the use of VADs to be safe and effective. OBJECTIVE: To know which actions in health education make the use of vasoactive drugs safer. METHODS: Systematic review using the descriptors "Cardiovascular Agents AND Education, Public Health Professional" that were entered into the databases Virtual Health Library and Science Direct. RESULTS: The search resulted in 166 articles that after applying the inclusion and exclusion criteria did not fit the present research, and a search for articles that partially met the inclusion and exclusion criteria was performed. CONCLUSIONS: Among the professionals who work with vasoactive drugs, the physicians reported little knowledge about the safety processes related to these drugs and the nursing staff had doubts about the dilution, application, effects and risks of these drugs. Regarding training, the nursing staff is the one that is most trained with refresher courses on the topic of VADs and physicians are resistant to participate in these improvement processes.

Keywords: Vasoactive drugs. Health education. Multidisciplinary team.

Biografía del autor/a

Andréia Felipe de Oliveira Nascente, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Acadêmica de Medicina da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

João Vitor Freitas Bertuci, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Eliana Adami, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Farmacêutica-Bioquímica e Bióloga. Mestre em Bioética. Mestre e Doutora em Farmacologia, Pós Doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente do PPGDS - Pós Graduação em Desenvolvimento e Sociedade, Medicina e Farmácia da UNIARP.

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Publicado

2023-08-08

Cómo citar

Nascente, A. F. de O., Bertuci, J. V. F., & Adami, E. (2023). ALÉM DA PRESCRIÇÃO: COMO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PODE IMPACTAR NO USO DAS DROGAS VASOATIVAS: BEYOND THE PRESCRIPTION: HOW HEALTH EDUCATION CAN IMPACT ON THE USE OF VASOACTIVE DRUGS. Professare, 12(2), e3054. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3054

Número

Sección

ARTIGOS

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