TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO DA FÍSICA

DIDACTIC TRANSPOSITION: A LOOK AT THE TEACHING OF PHYSICS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3065

Palabras clave:

Transposição Didática, Física, Ensino, Aprendizagem

Resumen

Este texto discute por meio de uma pesquisa bibliográfica alguns enfoques da Teoria da Transposição Didática (TD), em especial a transposição didática interna e a sobrevivência dos saberes no âmbito do ensino da Física. Buscou-se reconhecer a importância de refletir sobre o processo de construção do saber a ensinar, bem como as adaptações e aproximações estabelecidas pela noosfera. Para tanto, trouxemos uma definição de Transposição Didática em Chevallard e sua abordagem na Física através de Brockington e Pietrocola. Concluímos que é possível a aplicabilidade da TD em contextos para além da Matemática, porém, ainda existem alguns obstáculos referentes ao tempo didático e por vezes em torno da própria noosfera, o que pode impactar no processo de aprendizagem.    

Palavras-chave: Transposição Didática. Física. Ensino. Aprendizagem.

 

ABSTRACT

This text discusses, through a bibliographical research, some approaches of the Didactic Transposition Theory (DT), in particular the internal didactic transposition and the survival of knowledge within the scope of Physics teaching. We sought to recognize the importance of reflecting on the process of building knowledge to teach, as well as the adaptations and approximations established by the noosphere. For that, we brought a definition of Didactic Transposition in Chevallard and its approach in Physics through Brockington and Pietrocola. We conclude that the applicability of DT in contexts beyond the Mathematics, however, there are still some obstacles related to didactic time and sometimes around the noosphere itself, which can impact the learning process. 

Keywords: Didactic Transposition. Physical. Teaching. Learning.

Biografía del autor/a

André Tarcisio Carneiro, UNESPAR

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná – PRPGEM/UNESPAR. Professor de física da Rede Estadual de Educação – SED/SC; Supervisor Escolar da Rede Municipal de Educação de Irineópolis/SC.

Suzana Pereira do Prado, UNESPAR

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná – PRPGEM/UNESPAR. Professora de matemática da Rede Estadual de Educação – SED/SC; Professora da Rede Municipal de Educação de Caçador/SC.

Citas

ALMOULOUD, Saddo Ag. As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. Especial 1/2011, p. 191-210, 2011. Editora UFPR.

ALVES FILHO, José de Pinho. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 2, p. 174-188, 2000.

ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel. A Didática das Ciências. 6. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2019. 128 p.

BESSA DE MENEZES, Marcus. Investigando o Processo de Transposição Didática Interna: o caso dos quadriláteros. Recife, 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco.

BITTAR, Marilena. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Revista Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 3, set./dez.2017, p. 364-387.

BONFLEUER, José P. Pedagogia e ação comunicativa: uma leitura em Habermas. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2001. 109 p.

BROCKINGTON, Guilherme; PIETROCOLA, Maurício. Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v.10, 2005, p. 387-404.

CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.

KHAZAEI, Fereshte Heidari; ROUCAU, Baptiste; KALMAN, Calvin S. Can Learning about History of Science and Nature of Science in a Student-Centred Classroom Change Science Students’ Conception of Science? Creative Education, Montreal, v. 09, n. 15, p. 2561-2591, 2018.

LEITE, Miriam Soares. Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC - Rio de Janeiro, 2004.

OLIVEIRA, Jadson Borges de. HIDALGO, Juliana M. “Pudim de passas”, #sqn! O modelo de Thomson em sequência didática”. A Física na Escola, v. 20, n. 1, 2022.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 4. ed. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2019.

RUMELHART, David Everett. Genética e representações na Educação. 3. ed. Paris: Peter Lang International Academic Publishers, 1986. 169 p.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Carneiro, A. T., & Prado, S. P. do. (2022). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO DA FÍSICA: DIDACTIC TRANSPOSITION: A LOOK AT THE TEACHING OF PHYSICS. Professare, 11(3), e3065-e3065. https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3065

Número

Sección

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas