DESENVOLVIMENTO DA FALA INFANTIL: NEUROLINGUÍSTICA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS BILÍNGUES
DEVELOPMENT OF CHILD SPEECH: NEUROLINGUISTICS AND LANGUAGE ACQUISITION IN BILINGUAL CHILDREN
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3157Palabras clave:
Desenvolvimento cognitivo, Neurolinguística, Processos cognitivos, Bilinguismo, Desenvolvimento linguísticoResumen
Nesse artigo, com temática voltada ao bilinguismo, serão investigados aspectos cognitivos da criança bilíngue e desdobramentos que a segunda língua pode trazer a sua vida acadêmica e social. Amparadas pelos Estudos Gerais de Linguística de Saussure, pelo Desenvolvimento Cognitivo das Crianças de Piaget, na Gramática Geral de Chomsky e na exposição sociocultural de Vygotsky, versamos sobre como crianças bilíngues desenvolvem mais atenção, além de discutir a questão de crianças no Espectro Autista, que apesar de nunca terem tido contato com uma segunda língua antes, são capazes de falar ambas línguas fluentemente. O artigo tem como base a observação de crianças haitianas e portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ou sem dificuldade de fala e linguagem de uma escola municipal de uma cidade do interior de Santa Catarina e como as práticas pedagógicas e as vivências sociais das crianças enquadradas no contexto escolar beneficiaram o desenvolvimento, tornando-as bilíngues. As crianças em questão foram observadas durante dois anos em atividades cotidianas nas quais eram expostas ou apresentavam algum tipo de interação em uma língua estrangeira, de forma que pudesse ser observado o processo de aquisição de língua estrangeira de cada indivíduo.
Palavras-chaves: Desenvolvimento cognitivo. Bilinguismo. Neurolinguística. Desenvolvimento linguístico. Processos cognitivos.
ABSTRACT
In this article, focused on bilingualism, we will investigate the cognitive aspects of bilingual children and the implications that the second language can have on their academic and social life. Drawing on Saussure's General Linguistics Studies, Piaget's Cognitive Development of Children, Chomsky's Universal Grammar, and Vygotsky's sociocultural exposition, we discuss how bilingual children develop increased attention and also explore the issue of children on the Autism Spectrum, who, despite never having been exposed to a second language before, are capable of speaking both languages fluently. The article is based on the observation of Haitian children with Autism Spectrum Disorder (ASD), with or without speech and language difficulties, in a municipal school in a city in the interior of Santa Catarina, and how the pedagogical practices and social experiences within the school context contributed to their bilingual development. The children in question were observed for two years during everyday activities in which they were exposed to or engaged in some form of interaction in a foreign language, allowing us to observe the process of foreign language acquisition for each individual.
Keywords: Cognitive development. Bilingualism. Neurolinguistics. Linguistic Development. Cognitive processes.
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